Participante de competições como Stock Car, WRC e Dakar, entre outras, a Gazoo Racing – preparadora da Toyota – é sinônimo de esportividade. Pois, pela primeira vez, a marca está no Brasil com o GR Corolla, a inédita versão hatch do modelo com preparação de pista. A princípio, serão apenas 99 unidades disponíveis no País – quase todas já vendidas, diz a montadora. Há duas versões, Core e Circuit, que custam, respectivamente, R$ 416.990 e R$ 461.990.
Feito na planta da GR em Motomachi, no Japão, o Toyota GR Corolla chega ao mercado pouco mais de um mês após seu principal rival, o Honda Civic Type R. Para isso, aposta na combinação de motor a combustão e câmbio manual. O hatch tem o mesmo motor 1.6 turbo intercooler com três cilindros em linha do GR Yaris, à venda lá fora. Assim, gera 304 cv de potência a 6.500 rpm.
O esportivo também conta com a tração integral GR-Four. Dessa forma, permite ajustar a tração entre os dois eixos, com configurações selecionáveis de distribuição de torque ao conjunto nas proporções 60/40, 50/50 e 30/70. Além disso, a Toyota mexeu na geometria da suspensão. Assim, o hatch tem bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga atrás.
GR Corolla tem câmbio manual
A cereja do bolo, entretanto, é o câmbio manual de 6 marchas, que rege a tocada mais esportiva. O Jornal do Carro conferiu na prática a estabilidade e precisão do modelo em um breve contato na pista do Autódromo de Interlagos. O test drive de lançamento faz parte do Festival Interlagos 2023, que abre ao público neste fim de semana, nos dias 21, 22 e 23 de julho.
Pois o circuito da capital paulista, que recebe a Fórmula 1, possibilitou sentir a voracidade do GR Corolla. Desde os pedais até o conjunto de suspensões e a direção, o acerto no hatch impressiona. Fôlego, tem de sobra. O torque de 37,7 mkgf é entregue entre 3.000 rpm e 5.500 rpm. A carroceria pouco inclina em curvas e o esportivo tem comportamento de carro de corrida. De acordo com a Toyota, a aceleração de zero a 100 km/h leva 5,5 segundos.
Incrementos
O GR Corolla tem bastante diferença na comparação com o Toyota Corolla convencional. Para começar, tem carroceria reforçada e nada menos que 349 pontos de solda extras. Conforme os engenheiros da Gazoo Racing, esse reforço proporciona respostas mais diretas, que garantem mais rigidez ao hatch em movimento, o que aumenta a precisão em manobras na pista. O modelo tem rodas BBS forjadas de 18″ que calçam pneus Michelin Pilot Sport 235/40.
Para melhorar ainda mais a performance, tem teto de fibra de carbono na versão avaliada Circuit (para ficar mais leve), sistema de freios com pinças monobloco de alumínio de 14″ na dianteira e de 11,7″ na traseira. Os discos são ventilados e têm ranhuras para dissipar melhor o calor e evitar o superaquecimento do componente.
Visual invocado
Por fora, o GR Corolla impressiona. Destaque para os para-choques aerodinâmicos, as entradas de ar no capô, a grade colmeia e os difusores de ar. Como dizem os executivos da Toyota, não há nada meramente estético. Tudo é funcional. Na cabine, tem bancos dianteiros tipo concha, quadro de instrumentos digital, bem como volante com costuras vermelhas e pedaleiras esportivas. O multimídia tem tela de 7″ e o quadro de instrumentos, de 12″.
Na paleta de cores, o GR Corolla oferece quatro tons: branco Polar, preto, vermelho e cinza Precious Metal. As vendas se restringem às quatro concessionárias GR Garage no Brasil, presentes em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Apesar disso, de acordo com a Toyota, a manutenção do carro poderá ser feita em qualquer revenda no País.
A Toyota afirma que vai brigar por lotes extras do GR Corolla. Afinal, conforme aponta Daniel Grespan, líder da GR no Brasil, “é a primeira vez que a marca trabalha com esportivos. Então, antes de tudo, é necessário entender esse mercado”.
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