Na última semana, a Volkswagen deixou de produzir o Fox no Brasil após 18 anos. Segundo registros feitos nas redes sociais, o hatch popular teve sua última unidade fabricada no dia 29 de setembro. Foi quando o exemplar da versão Extreme, com pintura vermelha, passou pela última vez na linha da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
A cena não passou em branco. Embora a marca alemã não tenha feito um anúncio oficial do fim do Fox, alguns funcionários aparentemente quebraram o protocolo e publicaram imagens da última unidade. Na foto abaixo, uma pequena aglomeração de funcionários, mas todos de máscaras. Afinal, foram quase duas décadas montando o modelo.
Certamente a Volkswagen ainda fará um registro de despedida do Fox. Em 2018, o compacto bateu a marca de 2 milhões de unidades produzidas. Do Brasil, foi exportado para vários países, até mesmo para a Europa. No México, chamava-se Lupo. Além do hatch, o Fox teve por anos a perua SpaceFox, bem como o aventureiro CrossFox.
Era para substituir o Gol
Lançado em 2003, o Fox foi projetado no Brasil para ser o substituto do Gol. O time brasileiro criou o hatch sobre a plataforma PQ24, do Polo de 4ª geração. A ideia original era batizar o modelo de Tupi. Contudo, reza a lenda que a Volkswagen desistiu do nome por causa da sua pronúncia em inglês, que soaria como “to pee”, que significa “urinar”.
A marca, então, escolheu Fox, que significa “raposa” em inglês. Um nome que combinava com a proposta do carro, de ser compacto e ágil, tal como são as raposas. Seja como for, o Fox caiu nas graças dos brasileiros e vendeu bem. Um dos méritos se deve ao fato de que, bem antes dos SUVs, o hatch inovou com estrutura mais vertical.
Um das marcas registradas do Volkswagen Fox, e que foi decisiva para o seu sucesso, foi justamente o teto alto. Diferente do Gol e do Polo, o hatch compacto tinha silhueta de monovolume, com o capô em inclinação que quase acompanhava o ângulo do para-brisas. Assim, oferecia uma cabine mais generosa em espaço, o que atraiu muitos clientes.
Sem fôlego contra os novos rivais
Embora seja um triste fim para um carro nacional com tanta história, o tempo pesou para o Fox. Com aproximadamente 16 mil emplacamentos em 2021, o compacto da Volkswagen não têm mais fôlego para disputar com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, três dos hatches mais vendidos do País neste ano – e que são concorrentes diretos.
E não é só na Volkswagen. A Fiat, por exemplo, prepara a aposentadoria do sedã Grand Siena, da multivan Doblò e do Uno. No caso do hatch de entrada, o fim da produção será ainda mais emblemático: ele é feito no Brasil desde 1984, ou seja, há 37 anos. Quase tão velho quanto a VW Kombi, o Uno já vendeu mais de 4 milhões de unidades. É um ícone.