No Brasil, a idade mínima para se alugar um carro varia de acordo com a locadora, mas geralmente é de 21 anos. No entanto, algumas locadoras aceitam que pessoas com 18 anos (portanto recém-habilitadas) aluguem um veículo. Contudo, isso está sujeito a restrições e taxas adicionais, o que vai encarecer a locação.
Além da idade mínima, essas locadoras podem impor requisitos adicionais para alugar um carro. Por exemplo, o tempo de posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o histórico de condução – se o motorista já recebeu alguma multa de trânsito.
Por isso, é preciso verificar as políticas específicas de cada locadora, pois as regras para alugar um carro variam entre as empresas. Além disso, leia os termos e condições do contrato de locação e todas as exigências e restrições previstas no aluguel.
Alugar um carro exige cartão de crédito e CPF ‘limpo’
Além de ter a CNH válida por dois anos (na maioria dos casos), o jovem motorista interessado em alugar um carro precisará cumprir outros requisitos. Por exemplo, ele terá de fornecer um cartão de crédito em que seja o titular com limite suficiente para cobrir o caução. Este valor, que é de praxe em locações, fica bloqueado e é devolvido somente após o término do contrato e a devolução do veículo.
Além disso, locadoras exigirão CPF válido e sem restrições. Ou seja, o motorista não pode ter dívidas ativas no seu Cadastro de Pessoa Física.
Locadoras que aceitam motoristas jovens
Uma das locadoras que aceita motoristas menores de 21 é a Localiza. No perfil “Condutor Jovem“, a empresa cobra uma taxa diária de R$ 29,90 ou de R$ 14,90 nos planos mensais. Já a Movida não aceita motoristas com 18 anos, apenas com idade entre 19 a 21 anos na modalidade “Locação Jovem“. Esta também acrescenta taxa extra ao contrato.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!