Você está lendo...
Alugar um carro no Brasil tem idade mínima; veja com quantos anos e por quê
Mercado

Alugar um carro no Brasil tem idade mínima; veja com quantos anos e por quê

Maioria das locadoras só aceita alugar um carro para motoristas com idade a partir de 21 anos, mas há exceções mediante pagamento de taxas

Redação

17 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

alugar um carros idade mínima
Alugar um carro no Brasil normalmente exige uma idade mínima, mas motoristas recém-habilitados são aceitos em por algumas locadoras
Crédito:Movida/Divulgação

No Brasil, a idade mínima para se alugar um carro varia de acordo com a locadora, mas geralmente é de 21 anos. No entanto, algumas locadoras aceitam que pessoas com 18 anos (portanto recém-habilitadas) aluguem um veículo. Contudo, isso está sujeito a restrições e taxas adicionais, o que vai encarecer a locação.

Além da idade mínima, essas locadoras podem impor requisitos adicionais para alugar um carro. Por exemplo, o tempo de posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o histórico de condução – se o motorista já recebeu alguma multa de trânsito.

Por isso, é preciso verificar as políticas específicas de cada locadora, pois as regras para alugar um carro variam entre as empresas. Além disso, leia os termos e condições do contrato de locação e todas as exigências e restrições previstas no aluguel.

Publicidade




Alugar um carro exige cartão de crédito e CPF ‘limpo’

Além de ter a CNH válida por dois anos (na maioria dos casos), o jovem motorista interessado em alugar um carro precisará cumprir outros requisitos. Por exemplo, ele terá de fornecer um cartão de crédito em que seja o titular com limite suficiente para cobrir o caução. Este valor, que é de praxe em locações, fica bloqueado e é devolvido somente após o término do contrato e a devolução do veículo.

Além disso, locadoras exigirão CPF válido e sem restrições. Ou seja, o motorista não pode ter dívidas ativas no seu Cadastro de Pessoa Física.

Locadoras que aceitam motoristas jovens

Uma das locadoras que aceita motoristas menores de 21 é a Localiza. No perfil “Condutor Jovem“, a empresa cobra uma taxa diária de R$ 29,90 ou de R$ 14,90 nos planos mensais. Já a Movida não aceita motoristas com 18 anos, apenas com idade entre 19 a 21 anos na modalidade “Locação Jovem“. Esta também acrescenta taxa extra ao contrato.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus
Deixe sua opinião