Os motores de três cilindros já são uma realidade no mercado brasileiro; há poucos compactos que não possuem ao menos uma versão com um propulsor desse tipo. O novato do grupo é o Citroën C3, que ganhou um 1.2 – o mesmo do do Peugeot 208. Por R$ 46.490 de preço inicial (versão Origine), o hatch tem, segundo informações da marca, consumo 32% menor que o equipado com o motor 1.5, que deixa de ser oferecido.
Além de ser menor – e naturalmente consumir menos -, o 1.2 traz soluções modernas. Entre os exemplos há o comando duplo variável de válvulas (na admissão e no escape). A bomba de óleo também é variável. Com isso, a média de consumo é, conforme a Citroën, 10,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, são 14,8 km/l e 16,8 km/l, respectivamente.
Continua depois do anúncioOutra parte boa é que esse motor gira de forma voluntariosa, mas sem ser áspero, como alguns tricilíndricos. Além disso, houve um trabalho intenso nos coxins do motor para reduzir a vibração. Nesse aspecto, quase não há diferença para um quatro-cilindros. De perceptível, apenas um discreto trepidar de volante entre 3.500 e 4.200 rpm.
Por falar em giro, com até 90 cv a 5.750 rpm e 12,9 mkgf a 2.750 rpm com etanol, o motor é esperto e enche rápido até os 3.200 rpm, sua faixa ideal. Após isso, o carro demora um pouco para ganhar velocidade. Além disso, não vai muito bem em retomadas em terceira e quarta marchas, exigindo que o motorista faço uso constante do bom câmbio de cinco marchas para melhorar a aceleração.
Porém, em ciclo urbano (no qual os clientes do C3 o usam predominantemente, conforme a Citroën), o carro agrada bastante, pois vai bem no anda e para do trânsito e em velocidades até 50 km/h – como a máxima permitida na maioria das vias da capital.
Por dentro, nada mudou. Os destaques são os bons acabamento e posição de guiar. Um pedal de embreagem mais longo seria bem vindo.
A versão Origine traz ar-condicionado e vidros dianteiro e direção elétricos. Já a Attraction, a R$ 49.990, oferece a mais computador de bordo, LEDs diurnos, rodas de liga leve de 15 polegadas e rádio com Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
FICHA TÉCNICA
Preço: R$ 49.990 versão Attraction
Motor: 1.2, 12V, flexível, três cilindros
Potência: 90 cv a 5.750 rpm
Torque: 12,9 mkgf a 2.750 rpm
Peso: 1.081 kg
Porta-malas: 300 litros