Você está lendo...
Antes de viajar de carro, veja o que checar e evite multas
Manutenção

Antes de viajar de carro, veja o que checar e evite multas

Separamos cinco itens importantes que você deve checar antes de viajar neste feriadão; cuidados extras evitam o stress e também possíveis multas

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

11 de out, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

castelo branco
Fique atento ao que checar no carro antes de viajar, para não ter surpresas indesejadas
Crédito:Foto: Epitácio Pessoa/Estadão
castelo branco

Nos próximos dias, o trânsito em São Paulo e nas principais rodovias do País ficará mais intenso do que o normal. Com a iminência do feriadão, os brasileiros vão cair na estrada. Mas, antes de viajar, é importantíssimo verificar alguns itens no carro, para não arriscar ter problemas no meio do caminho, ou até mesmo multas.

Essa verificação envolve desde componentes básicos, como, por exemplo, fluídos e palhetas, até itens relevantes, como pneus e freios. Além da segurança, alguns deles impactam no consumo. Ou seja, podem ajudar a economizar combustível. A seguir, o Jornal do Carro traz uma lista com 5 itens elementares para checar antes de pegar a estrada com amigos e familiares.



Motor e sistema de arrefecimento

Manutenção do sistema de arrefecimento do motor de carro. FOTO ANDRE LESSA/AE.

Publicidade


Entre os itens de suma importância está, é claro, a verificação do motor. Aqui, é preciso dar uma grande atenção ao óleo, conferindo o nível, consistência e validade, pois é ele que lubrifica as engrenagens e evita danos internos. Aproveitamos para lembrar que é preciso checar o filtro do óleo, então, aproveite para fazer a troca se necessário.

Além disso, vale verificar o nível da água, ou do líquido de arrefecimento, que precisa estar na marca correta. E conferir as velas. Elas são responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. Ou seja, velas ruins podem provocar falhas na partida e perda de desempenho.

Sistema de freios e fluídos

desgaste natural
Foto: Claudio Teixeira/Estadão

Muito pior do que o carro parar, é ele não parar por algum motivo. Por isso, quando se trata de longas viagens, é crucial fazer uma verificação do sistema de freios. Primeiramente, deve-se preocupar com as pastilhas, essenciais na desaceleração do veículo.

No entanto, há outro foco que merece atenção redobrada. Estamos falando do fluído de freio, fundamental para a resposta da frenagem. Dessa forma, é de suma importância verificar o nível e a validade.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento das rodas e pneus é essencial para quem viaja e, inclusive, deve ser feito com frequência, mesmo fora da temporada. Ele permite ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e ao volante. Ou seja, paralelas. Assim, auxilia o motorista a manter o controle do carro.


Agora, o balanceamento já traz outros pontos. Ele é fundamental para dar equilíbrio ao carro e também interfere no desempenho dos pneus. Se não for feito, ou for feito incorretamente, causa trepidação no volante (e em outras partes do veículo), bem como pode fazer com que o motorista perca facilmente o controle da direção em movimento.

Cheque os pneus

carro na chuva
JF DIORIO/ESTADÃO

Os pneus, normalmente, já merecem atenção extra. Antes de uma viagem mais longa, então… É um item determinante na segurança e no consumo. Fazer o alinhamento e balanceamento, nesse sentido, é essencial. Bem como checar a cambagem. Além disso, vale verificar o estado das borrachas, se já atingiram a marca do TWI, que indica que é hora de trocar. Pneus carecas podem dificultar muito o controle do carro em dias de chuva ou em vias mal pavimentadas. Os riscos de acidente aumentam de forma considerável.


Outro detalhe fundamental é a calibragem. Pneus murchos significam maior consumo de combustível. Ou seja, vai viajar? Calibre-os conforme os valores indicados no manual do veículo. Uma dica é fazer esse procedimento logo que sair com o carro, pois quando os pneus esquentam, o ar se expande nas câmaras, e a leitura perde precisão.

Faróis desregulados e limpadores

Novo VW Polo
Volkswagen/Divulgação

Com o tempo, é normal que os faróis fiquem desregulados. Isso pode acontecer por inúmeros motivos como, por exemplo, a trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado. Por isso, é bom conferir todas as luzes, desde faróis, lanternas, setas e luzes de freio e neblina.


Além de ser contra a lei rodar com o carro sem a iluminação adequada, garantir uma boa visibilidade é fundamental para a segurança na estrada. Por fim, vale conferir o estado das borrachas dos limpadores do para-brisas. As chuvas fortes são muito comuns no verão, quase em todo País. E os limpadores vão garantir boa visibilidade ao condutor.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça


Deixe sua opinião