Você está lendo...
Após 42 anos, último Gol sai da fábrica da VW em Taubaté
Mercado

Após 42 anos, último Gol sai da fábrica da VW em Taubaté

Volkswagen Gol sai de cena após 42 anos; em 23 de dezembro, a última unidade do hatch foi feita na fábrica de Taubaté (SP), que está sendo atualizada para produzir o Polo Track

Jady Peroni

27 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

VW Gol
Último VW Gol foi feito na cor Cinza Platinum
Crédito:Reprodução

O Gol saiu de linha após 42 anos. No dia 23 de dezembro, a Volkswagen encerrou a produção do modelo na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Porém, o Gol derradeiro não é da série especial Last Edition, mas da versão de entrada. Assim, o carro ano-modelo 2022-2023 tem motor 1.0 MPi e carroceria com pintura cor Cinza Platinum.

Um vídeo que mostra o último Gol saindo da linha de produção ganhou as redes. Nas imagens, aparece o número de série do carro: PT108470. Bem como as rodas de aço de 14 polegadas, maçanetas e retrovisores pretos e o volante multifuncional. Segundo a VW, a versão de entrada do hatch tem preço sugerido a partir de R$ 79.770.

Reprodução

Publicidade


Conforme a VW, o Gol foi o carro mais produzido e exportado do Brasil. Assim, foram mais de 8 milhões de unidades ao longo de 42 anos de história. O hatch também foi o veículo mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. E, mesmo às vésperas da aposentadoria, ficou entre os carros mais emplacados do País.



Fábrica atualizada

De acordo com a VW, as atividades da fábrica de Taubaté foram paralisadas no dia 24 de dezembro. Além disso, a volta está programada para os dias 3 e 6 de janeiro, em dois turnos. Nesse meio tempo, a planta vai ser atualizada para iniciar a produção do Polo Track. O sucessor do Gol, que também aparece no vídeo, começa a ser feito em série no dia 9 de janeiro.

Reprodução

Vale lembrar que a fábrica já havia sido modernizada para fazer a plataforma modular MQB. Ou seja, a base da qual o Polo deriva, assim como o sedã Virtus e os SUVs compactos Nivus e T-Cross. No total, a planta agregou cerca de 80 robôs, além de novo maquinário. Como resultado, a capacidade de produção foi ampliada em cerca de 33%.

Novo Polo Track

Assim como já foi adiantado pelo Jornal do Carro, o Polo Track é uma versão simplificada do hatch. Alias, o modelo foi atualizado recentemente. A nova opção está em fase de pré-venda e tem preço sugerido a partir de R$ 79.990. Ou seja, a mesma tabela do Gol. Dessa forma, o Polo Track tem bons atributos para concorrer com os líderes de vendas Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Divulgação/Volkswagen

No visual, o hatch tem algumas mudanças em relação ao restante da linha Polo. Além disso, para ter preço competitivo e ficar na mesma faixa do Gol, o Polo Track tem motor 1.0 MPI flex. O 3-cilindros de 12 válvulas gera 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque. O câmbio é manual de cinco marchas.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião