Você está lendo...
Após Abel Ferreira desdenhar de carro elétrico, BYD responde com vídeo; veja
Notícias

Após Abel Ferreira desdenhar de carro elétrico, BYD responde com vídeo; veja

Técnico do Palmeiras no tricampeonato, Abel Ferreira ganhou Dolphin Mini da BYD pelo título do Paulistão 2024, mas declarou preferir Mustang

Diogo de Oliveira

12 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

BYD Abel Ferreira vídeo
BYD postou vídeo bem-humorado que mostra um Ford Mustang tentando estacionar na rua sem sucesso; Dolphin Mini entra na vaga
Crédito:@bydautobrasil/Instagram

Amantes de carros a combustão ainda torcem o nariz para os veículos elétricos. Essa é a tônica da fala de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, após ganhar um modelo da BYD como prêmio pelo título do Paulistão 2024. Sem muita diplomacia, como lhe é característico, o treinador português disparou, em entrevista ao vivo à Band, ainda no campo de jogo: “Não gosto de carro elétrico. Acho que não podia falar isso. Ainda vou ver o que vou fazer com isso”.

Pois a montadora chinesa, que patrocina o campeonato paulista e lidera a venda de carros elétricos no Brasil, respondeu Abel Ferreira com vídeo bem-humorado nas redes sociais.

BYD Dolphin Mini ou Ford Mustang 1966

Na postagem feita no Instagram (veja abaixo), a BYD mostra um Ford Mustang antigo, modelo que Abel Ferreira declarou ter, tentando estacionar em uma vaga na rua. O motorista tenta entrar com o esportivo, mas não consegue e desiste. Em seguida, surge um Dolphin Mini, novo carro elétrico de entrada da marca chinesa no Brasil. Com 3,78 metros de comprimento, o hatch chinês entra com facilidade na vaga e, na sequência, o motorista sai do veículo vestindo uma camisa do Palmeiras.

Publicidade


Na postagem, a BYD diz que “respeita o gosto de todos”. “Mas, quando o assunto é aproveitar o melhor da cidade, um carro compacto, versátil e 100% elétrico se sai muito melhor. Por isso, o Dolphin Mini já é campeão de vendas. E, vamos combinar, tem lugar pra todo mundo. Menos nessa vaga aí…”, finaliza o texto da montadora.

BYD Dolphin Mini
Diogo de Oliveira/Estadão

Elétrico x Combustão

O vídeo da BYD evidentemente é uma brincadeira. A montadora chinesa resolveu responder Abel Ferreira exaltando as vantagens do seu novo carro elétrico à venda no País. O Dolphin Mini, aliás, já é o modelo do tipo mais vendido do Brasil (veja o ranking). Foram 2.469 emplacamentos apenas em março, seu primeiro mês de vendas. Portanto, um resultado expressivo, mesmo após o hatch chegar mais caro que o esperado, com preço de R$ 115.800.


Mustang GT350 Shelby 1966
Ford/Divulgação

Entretanto, talvez a comparação com o Ford Mustang não ajude muito a fabricante chinesa. Isso porque o esportivo é claramente mais empolgante que elétrico urbano. O BYD Dolphin Mini usa um motor com 55 kW de potência, o equivalente a 75 cv. Assim, entrega desempenho próximo ao de um hatch de entrada com motor 1.0 flex – é a mesma potência do Fiat Mobi. Por isso, a aceleração de zero a 100 km/h leva longos 14,9 segundos.

Para completar, os fãs certamente notaram que o modelo da gravação da BYD é um Shelby Mustang das primeiras gerações (1965/1966). Ou seja, a versão mais vitaminada do clássico esportivo da Ford, que completa 60 anos em 2024. Apenas para comparação, os primeiros GT350 carregavam sob o capô um poderoso motor 4.7 V8 modificado com um carburador Holley para gerar 310 cv e 45,4 mkgf de torque. A velocidade máxima era de 216 km/h.


Será que é uma boa troca para Abel Ferreira?

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.