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Dolphin Mini, Ora 03, Seal e mais: os 10 elétricos mais vendidos
Mercado

Dolphin Mini, Ora 03, Seal e mais: os 10 elétricos mais vendidos

BYD se isola na liderança dos carros elétricos com Dolphin Mini e Dolphin EV, enquanto rival ORA 03, da GWM, fecha o pódio; veja o ranking

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

04 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD Dolphin Mini
Dolphin Mini é o novo hatch elétrico de entrada da BYD no Brasil e ganhará produção no País na fábrica de Camaçari
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Após o sucesso de vendas do Dolphin nos últimos meses, a BYD conseguiu mais um recorde. O Dolphin Mini, novo elétrico de entrada da marca, vendeu 2.469 unidades em março e se tornou o carro a bateria mais emplacado do País. Assim, desbancou até modelos a combustão de diferentes categorias – como Fiat Cronos, sedã mais barato do Brasil, Renault Duster, SUV compacto feito no Panará, e Chevrolet Montana, picape feita em São Caetano do Sul (SP).



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BYD domina vendas de EVs

A BYD lançou o Dolphin Mini no fim de fevereiro por R$ 115.800. Entretanto, hatch não é o elétrico mais barato do Brasil. Atualmente, o posto é do Renault Kwid E-Tech, com preço de R$ 99.990. Mesmo assim, a diferença de vendas entre os modelos é impressionante. Enquanto o Dolphin Mini estabeleceu um novo recorde mensal para carros a bateria, o modelo da francesa emplacou apenas 119 unidades em março, ficando em 8º do ranking.

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BYD Dolphin GWM Ora 03
Alex Silva/Estadão

Ora 03 tem início ainda “morno”

Enquanto a BYD vende Dolphin Mini e Dolphin em grande volume, a GWM ainda não deslanchou com o Ora 03. O elétrico chinês, que estrou no fim do ano passado, somou 608 unidades no último mês, ou seja, está muito atrás do Dolphin, que é seu rival direto, na mesma faixa de preço a partir de R$ 150 mil. De toda forma, o modelo da Great Wall Motors ficou na 3ª colocação geral do ranking, à frente de Seal e Yuan Plus, outros dois elétricos da BYD.

Já entre os elétricos de luxo, a Volvo continua a liderar as vendas com a dupla EC40 e EX40. Os modelos, aliás, são o C40 e o XC40, que foram rebatizados para adotar a mesma nomenclatura dos novos elétricos da marca, como o EX30, SUV que chega ao Brasil em junho. Por fim, o BMW iX1, que estreou aqui há cerca de um ano, fecha o “top 10” dos carros a bateria.


Ranking: os 10 elétricos mais vendidos em março

  1. BYD Dolphin Mini – 2.469 unidades
  2. BYD Dolphin – 1.707 unidades
  3. GWM Ora 03 – 608 unidades
  4. BYD Seal – 350 unidades
  5. BYD Yuan Plus – 224 unidades
  6. JAC e-JS1 – 194 unidades
  7. Volvo EC40 – 124 unidades
  8. Renault Kwid E-Tech – 119 unidades
  9. Volvo EX40 – 84 unidades
  10. BMW iX1 – 55 unidades

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GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.