Dias depois de lançar a perua RS 6 Avant Performance no Brasil, por preço milionário, outra station wagon da Audi desembarcou em solo nacional. Agora, é a vez da RS 6 Avant Legacy. A versão, que é criada exclusivamente para o mercado brasileiro, tem preço ainda mais salgado. Custa R$ 1.364.990 e é limitada a apenas 15 unidades. As entregas serão feitas ao longo do ano.
Pela quantia, a perua oferece visual diferenciado, mais equipamentos e ajustes dinâmicos para melhorar o desempenho e, desse modo, tornar-se ainda mais esportiva. Antes de tudo, vale ressaltar que a chegada do station wagon faz parte da série de lançamentos que a Audi prepara ao longo deste ano para comemorar seus 30 anos no mercado brasileiro. É tanto que há um logotipo “Audi 30 years”, gravado no vidro traseiro, para identificar a série.
O Audi RS 6 Avant Legacy, que é fruto de uma parceria com o time de Audi Sport, tem base no modelo RS 6 Avant Performance. Por isso, ambas as versões compartilham as mesmas características mecânicas e números de desempenho (confira mais abaixo).
Por fora e por dentro
Com visual agressivo e soluções como iluminação Full LEDs, saias laterais e tomadas de ar para melhorar a aerodinâmica, o modelo esbanja beleza pelo lado de fora. Tem pacote exterior em carbono fosco, rodas (forjadas) de 22 polegadas na cor bronze, pinças de freio pretas e pneus Continental Sport Contact 7. O modelo recebe também a pintura Audi Exclusive Azul Ascari fosca. Além disso, há uma gravação personalizada com numeração individual da 1ª a 15ª unidade – localizada no vidro traseiro.
Por dentro, tem bancos e laterais das portas nas cores preto e cinza, além de itens de acabamento inéditos que não integram o catálogo global Audi Exclusive, como costuras contrastantes no volante e da parte superior do painel na cor bronze. O modelo, em síntese, traz ainda cinto de segurança cinza, logo RS bordado em bronze e tapetes personalizados com a sigla RS com costuras contrastantes em bronze.
Ademais, ponto para a funcionalidade, com telas sensíveis ao toque integradas ao painel de instrumentos e console central. A tela superior com 10,1 polegadas oferece o sistema MMI com opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento, e interface com smartphones Android e iOS. Já o display inferior (8,6″) permite acesso aos controles de climatização. No quadro de instrumentos, dá até para contar os tempos de voltas. E tem head-up display.
Em relação às dimensões, o RS 6 Avant Legacy tem 5 metros de comprimento, 2,11 m de largura, 1,49 m de altura e 2,93 m de distância entre-eixos. A capacidade do tanque de combustível é de 73 litros e, no porta-malas, cabem 565 litros.
Mecânica tem motorzão V8 e eletrificação
Debaixo do capô dianteiro, atua o motor 4.0 V8 biturbo, com turbinas maiores, que rodam com mais pressão que antes (2,6 bar, contra 2,4 bar do modelo anterior). Isso significa melhor desempenho. A potência, por exemplo, subiu de 600 cv para 630 cv. O torque também é alto: 86,6 mkgf entre 2.050 rpm e 4.500 giros. O câmbio é o Tiptronic de oito marchas. E tem sistema de tração integral permanente Quattro. E há quatro diferentes modos de condução por meio do Audi Drive Select: Comfort, Auto, Dynamic e Individual.
Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Isso é 0,2 segundo mais rápido do que o modelo anterior. Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.
E, para diminuir os níveis de emissões, conta com assistência elétrica. A Audi incluiu à mecânica uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor a combustão desligado.
Por fim, o RS 6 conta com a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, contudo, viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa. Tem, ainda, suspensão a ar adaptativa e esportiva.
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