Depois de alguns atrasos, o Audi Q6 e-tron finalmente fez sua estreia oficial – tanto na versão tradicional quanto na esportiva SQ6 e-tron. O quarto modelo elétrico da marca alemã (sem contar variantes esportivas ou carroceria Sportback, por exemplo) se junta a Q4 e-tron, Q8 Ee-tron e RS e-tron GT na gama.
O Q6 usará a plataforma modular PPE de 800 volts, a mesma do novo Porsche Macan, desenvolvida para os carros premium do Grupo Volkswagen, ao qual as duas marcas pertencem. A boa notícia é que o SUV está confirmado para o mercado brasileiro e deve estrear por aqui no fim deste ano.
Motorização do Audi Q6 e-tron
A versão tradicional será equipada com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 79 kWh ou 95 kWh para entregar 422 (com um modo “boost” que eleva a potência até 456 cv). Já a esportiva SQ6 atingirá 483 cv, chegando ao pico de até 510 cv. Ambas, claro, terão o consagrado sistema de tração integral quattro.
De acordo com a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h será de 5 segundos para o Q6 e de 4,2 para o SQ6. Já as velocidades máximas serão de 210 km/h e 230 km/h, respectivamente.
Sua arquitetura permite recargas rápidas e pode carregar o pacote de baterias de 10% a 80% em apenas 21 minutos. Dessa forma, a autonomia no chega a 625 km no modelo de entrada e a 585 km no esportivo, conforme o ciclo WLTP. Quando chegar ao Brasil, esse alcance deverá ser 30% menor pelas regras de medição do Inmetro.
Espaço e interior
O Q6 e-tron tem 4,77 metros de comprimento, um pouco maior que o Tesla Model Y, que deverá ser seu maior rival nos mercados europeu e norte-americano. O porta-malas, contudo, tem 524 litros, e pode chegar a 1.526 l com os assentos traseiros rebatidos. Há ainda um pequeno nicho na dianteira, onde ficaria o motor, com 62 l.
Entre os destaques da cabine estão o painel de instrumentos digital com 11,9” e a central multimídia de 14,5” integrados em uma grande tela curva. Como opcional, será possível também adicionar uma terceira tela de 10,9” para o passageiro dianteiro, na qual ele poderá até assistir filmes. Há ainda head-up display com realidade aumentada e controles para a personalização das luzes diurnas dos faróis e das lanternas.
Produção e preços
O Q6 e-tron sairá das linhas da fábrica de Ingolstadt, na Alemanha. Outras versões do carro estão previstas para o segundo semestre, como uma opção cupê que levará a denominação Sportback. Mas as encomendas para os carros apresentados começam no final deste mês.
Por fim, o Q6 parte de 79 mil euros na versão tradicional (o equivalente a pouco mais de R$ 432 mil na conversão direta) e de 97 mil euros (cerca de R$ 530 mil) na esportiva SQ6.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!