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Novo Audi Q9 é flagrado pela primeira vez em testes
Segredos

Novo Audi Q9 é flagrado pela primeira vez em testes

SUV se tornará o maior modelo da Audi e será um dos últimos carros produzidos pela montadora equipado com motor a combustão

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

26 de jan, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Audi Q9
Audi Q9 será rival de BMW X7 e Mercedes-Benz GLS
Crédito:Autoevolution/Reprodução

A Audi prepara um SUV ainda maior que os atuais Q7 e Q8 para brigar na categoria de BMW X7 e Mercedes-Benz GLS. Flagrado pela primeira vez em testes pelo site Autoevolution, o Q9 tem previsão de estreia para 2025. O modelo será feito na Bratislava (Eslováquia), assim como seus “irmãos”.



O Q9 será parte da lista de 20 novidades anunciadas pela Audi no ano passado, que chegarão ao mercado até 2026. Depois dessa data, todos os modelos da marca serão exclusivamente elétricos. Ou seja, isso significa que o SUV grandalhão será um dos últimos carros da alemã com motor a combustão.

Autoevolution/Reprodução

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O que se sabe do novo SUV da Audi

Da mesma forma que Q7 e Q8, o Q9 terá sob o capô versões equipadas com motor V6 ou V8. Ao menos uma configuração híbrida plug-in também fará parte do catálogo, por exemplo. O conjunto deverá unir o 3.0 V6 a um propulsor elétrico com pacote de baterias de 17,3 kWh, entregando aproximadamente 450 cv e 71,3 mkgf.

Mas como os rivais X7 e GLS usam motores V8 biturbo, as chances são grandes do Q9 receber um “coração” similar. Dessa forma, uma das opções seria o V8 feito em parceria com a Porsche, que equipa as versões esportivas do Q8. No SQ8, são 507 cv de potência, enquanto no RS Q8, o conjunto rende quase 600 cv.

Mesmo bastante camuflado, é possível ver as grandes janelas laterais traseiras, indicando que o carro terá uma terceira fileira de bancos. Na dianteira, há faróis divididos e uma enorme grade, típica dos atuais carros da Audi. Por fim, a linha do teto é totalmente reta para oferecer amplo espaço para a cabeça de todos os ocupantes.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.