Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29/03/2024 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 28/03/2024 | 17:20

Audi R8 sai de linha após 17 anos e sucumbe aos supercarros elétricos

Supercarro da Audi lançado em 2007, R8 já teve motor V10 e câmbio manual, além de presença ilustre no cinema; última unidade irá para o museu da marca

Audi R8 marcou época com design agressivo e boa performance Crédito: Audi/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A linha de esportivos da Audi ganha mais uma baixa, e desta vez, o cupê R8 é quem dá o adeus. Lançado em 2007, ficou famoso por sua aparição no filme Homem de Ferro, da Marvel, e tinha opção de motor V8 e também V10, esse dividido com a italiana Lamborghini, também pertencente ao Grupo VW.

Seu visual futurista e desempenho marcaram época, mas chegam ao fim em 2024. A derradeira unidade do modelo foi fabricada em Heilbronn, na Alemanha, na última segunda-feira (25). O último dos R8 foi da versão Performance Quattro Edition, junto de um pacote externo de fibra de carbono, rodas aro 20 e na cor amarelo Vegas. 


Leia Mais


Audi/Divulgação
Continua depois do anúncio

Contudo, a última unidade não será oferecida ao público, e irá direto para o museu da marca. Entretanto, o R8 ficou mais tempo em linha do que o planejado anteriormente. Previsto para encerrar no final do ano passado, ficou mais um tempo em produção, por conta de uma repentina alta na demanda pelo modelo, uma vez que a notícia de sua saída de linha começou a circular. Segundo a Audi, a demanda aumentou em 49%, o que prolongou sua vida por mais alguns meses.

Audi R8 deixa motor V8 de “herança” para Lamborghini, por pouco tempo

Audi/Divulgação

Assim, o famoso motor V8 5.2 de 610 cv de potência e 57,1 mkgf de torque sairá de linha pela Audi, mas continuará por mais algum tempo debaixo do capô do Lamborghini Huracán. Entretanto, a unidade deverá ser descontinuada no esportivo italiano ainda este ano. O potente oito cilindros conferia bom desempenho ao R8, entregando um 0 a 100 km/h de 3,2 segundos, e velocidade máxima de 330 km/h. Atrelado ao motor estava uma transmissão automática de dupla embreagem, com sete marchas e tração integral Quattro.


Agora, a Audi segue sem cupês esportivos, futuramente substituídos por modelos elétricos. O R8 entra para a história junto do cupê TT, descontinuado ainda no final do ano passado.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Renault Kardian vai dar trabalho para Fiat Pulse e VW Nivus


Notícias relacionadas

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS