A coluna “C” rebaixada, a traseira curta e a posição inclinada de guiar deixam claro: o A7, apesar das quatro portas, tem identidade de cupê e é destinado aos que valorizam carros com pegada esportiva. Sua versão preparada, RS7, é para os verdadeiros entusiastas da velocidade. Imagine, então, uma opção ainda mais potente, que seja o suprassumo da esportividade, ressaltada pelas entradas de ar largas, imponentes e até um pouco intimidadoras, além do som forte que vem das saídas de escape durante as acelerações.
Assim é o RS7 Performance, que será exposto pela Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. As vendas devem começar na mesma época e, por aqui, a nova configuração substituirá a convencional. A tabela ainda não foi divulgada, mas ficará acima do preço do modelo atual, de R$ 628.990.
Continua depois do anúncioO RS7 Performance foi avaliado em um circuito que incluiu estradas sinuosas na região dos alpes austríacos. Esse Audi tem motor 4.0 V8 biturbo de 605 cv, 45 cv a mais que o RS7 convencional que faz com que, nas acelerações rápidas, o ganho de velocidade ocorra com o vigor típico de superesportivos mais leves. O motorista aciona o pedal da direita e os passageiros – quatro pessoas ficam bem acomodadas no carro – não conseguem nem ver direito a paisagem, que vai ficando para trás – assim como os demais carros.
De acordo com informações da Audi, o RS7 Performance pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos – 0,2 segundo a menos que o modelo no qual é baseado – e a velocidade é limitada eletronicamente a 305 km/h.
Em trechos de rodovia sem limite de velocidade na Alemanha, contudo, deu para passar dos 310 km/h (números aferidos pelo velocímetro). Auxiliam no desempenho o torque brutal, entregue a partir de 1.750 rpm, e o rápido câmbio automático de oito marchas.
A posição de guiar baixa e inclinada é típica de carros esportivos. Essa configuração passa mais segurança a quem está ao volante, embora, dependendo da estatura do motorista, possa prejudicar a visibilidade.
E por falar em dirigibilidade, o RS7 Performance é um carro totalmente na mão, seja em alta velocidade ou em curvas. Além de ter centro de gravidade baixo, o carro tem tração nas quatro rodas. Em condições normais, 40% da força é entregue ao eixo dianteiro e 60% ao de trás, mas o torque é distribuído conforme a demanda.
A suspensão, bem ajustada, mantém a carroceria firme, sem causar tanto desconforto – algo que ocorre na RS6 Performance, que chegará ao Brasil na mesma época. Inclusive no modo esportivo de condução, que permite ajustar também as respostas de motor e câmbio.
No visual, também chamam a atenção os logotipos “quattro” e “RS” na grade dianteira, além dos bancos esportivos e do volante com base achatada.
FICHA TÉCNICA
Motor: 4.0, V8, 32V, biturbo, gas.
Potência: 605 cv a 6.100 rpm
Torque: 71,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
0 a 100 km/h: 3,7 segundos
Comprimento: 5,01 metros
Porta-malas: 535 litros
VIAGEM FEITA A CONVITE DA AUDI