Você está lendo...
Audi vai para cima da Tesla com os SUVs elétricos Q4 e-tron e Sportback
Notícias

Audi vai para cima da Tesla com os SUVs elétricos Q4 e-tron e Sportback

Linha Q4 e-tron estreiam em junho para colocar a Audi na disputa dos elétricos. Dupla terá até 299 cv e 520 km de autonomia

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

15 de abr, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Audi Q4 e-tron
Audi apresenta os SUVs totalmente elétricos da linha Q4 e-tron, que chega em breve às lojas da Europa para colocar a marca das quatro argolas na disputa com a Tesla
Crédito:Audi/Divulgação

A Audi apresentou sua dupla de elétricos mais acessíveis que vai inserir a marca das quatro argolas na disputa por volume no crescente mercado de elétricos de luxo. Diferente dos membros já lançados da família e-tron, os SUVs Q4 e-tron e Sportback nascem sobre a plataforma MEB da Volkswagen, exclusiva dos elétricos da marca VW, como o SUV ID.4.

A linha Q4 e-tron começa a ser vendida em junho na Europa, mesma época em que as entregas terão início nos Estados Unidos. Primeiro virá o Q4 e-tron regular, e, nos meses seguintes, será a vez da versão Sportback, com sua charmosa traseira estilo cupê. Ambos terão opções com tração apenas traseira e um motor, ou integral com dois motores (um em cada eixo).

Audi Q4 e-tron
Audi/Divulgação

Publicidade


Faróis personalizáveis

A despeito de usar o chassi da Volkswagen, a linha Q4 e-tron não guarda vínculos com os elétricos da "marca-mãe". O design traz novos elementos para a Audi, apresentando, assim, um estilo moderno que promete inspirar outros modelos da marca. Um destaque são os novos faróis Matrix LED personalizáveis. Trata-se do primeiro carro com essa tecnologia.

O sistema da Audi oferece alguns formatos pré-definidos para os LEDs diurnos dos faróis. Dessa maneira, o condutor pode escolher um formato, e os LEDS são ligados conforme o desenho, criando uma nova assinatura de luzes. Mas o recurso é um dos itens vendidos à parte pela montadora, assim como o sofisticado head-up display com realidade aumentada.

Audi Q4 e-tron
Audi/Divulgação

Audi Q4 e-tron
Audi/Divulgação

Em vez de apenas projetar no para-brisas as informações de bordo, como velocidade e indicações de rota do GPS, o head-up display do Q4 e-tron mostra gráficos dinâmicos que se movem, acompanhando, por exemplo, a o veículo à frente. Ou mesmo apontando com movimentos a conversão em determinada rua, de acordo com a rota do GPS.

Aerodinâmica diferenciada

Além do estilo moderno e das tecnologias avançadas, o Q4 e-tron apresenta uma aerodinâmica aprimorada. Segundo a Audi, o modelo tem coeficiente de arrasto de 0,28 Cx, marca invejável para um utilitário. E fica ainda mais "afiado" na carroceria Sportback, com só 0,26 Cx, o que dá ao SUV-cupê cerca de 10 km a mais de autonomia total em relação à versão regular.


Audi Q4 e-tron
Audi/Divulgação

Até 299 cv e 0-100 km/h em 6,2 segundos

Como é de se esperar em um Audi, o Q4 e-tron vai oferecer desde versões mais "serenas" até esportivas, tal qual a S Line das fotos. Na Europa, serão três configurações: 30, 40 e 50. O motor que traciona o eixo traseiro começa com 170 cv, sobe para 204 cavalos na versão intermediária. E na versão topo de linha vai a 299 cv de potência combinando dois motores.

É na configuração mais potente que o Q4 e-tron faz a tomada de aceleração de zero a 100 km/h em 6,2 segundos. Ou seja, com 299 cv e 46,9 mkgf de torque máximo. Já a versão 40, com 204 cv e 31,6 mkgf de torque, cumpre a mesma prova em 8,5 segundos. Nos EUA, ambas as versões virão com o pacote de baterias de 77 kWh, que fornece 520 km de autonomia.


Audi Q4 e-tron
Audi/Divulgação

Na Europa, o Q4 e-tron terá ainda a opção 35. Esta usa uma bateria menor de 52 kWh. Por enquanto, a Audi não detalhou todas as especificações dos modelos. Mas sabemos que as configurações com a bateria de 77 kWh terão a possibilidade de recarga rápida, com energia para rodar cerca de 130 km obtida em apenas 10 minutos com o SUV plugado na tomada.

Preços serão competitivos

O Q4 e-tron terá preço inicial de 41.500 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 281,7 mil na conversão direta, sem impostos. Nos EUA, o SUV elétrico custará US$ 45 mil, ou seja, um pouco menos. Entretanto, a depender do estado, os clientes contarão com descontos de incentivos federais, o que deixará a dupla da Audi com valores mais competitivos.


Por ora, a linha Q4 e-tron não está confirmada para o Brasil.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião