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Avaliação: esportivos familiares da BMW
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Avaliação: esportivos familiares da BMW

Preparados pela divisão M, X6M e o sedã M3 unem desempenho a espaço. O crossover, equipado com motor biturbo V8, parte de R$ 472.050, enquanto o três-volumes sai por R$ 360 mil

20 de jul, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Avaliação: esportivos familiares da BMW

(Fotos: BMW/Divulgação)

NÍCOLAS BORGES

Os BMW que ostentam a letra M fazem parte de uma linhagem das mais respeitadas quando o assunto é esportividade. Mas ter um carro dessa família de alto desempenho não significa abrir mão da praticidade no dia a dia.

O X6 M, que tem preço sugerido de R$ 472.050, e o sedã M3 (R$ 360 mil) são exemplos de que um pai de família pode acelerar em um autódromo e ainda levar a família toda para assistir. Tudo com o mesmo veículo.

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Irmão do X5 M, que já avaliado pelo JC, o X6 M é um autêntico crossover. Neste caso, uma mistura de utilitário-esportivo (pelo tamanho) e cupê (pela capota).
Essa crise de identidade é ainda mais evidente quando se assume o volante dele. Aceleramos o modelo em uma pista particular e a surpresa logo surgiu: como um carro que mede 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,68 m de altura e pesa 2.305 kg pode ser tão rápido e ágil?

Uma das razões é o motor, um V8 biturbo de 4,4 litros que desenvolve 555 cv e 69,3 mkgf.


A outra é que todo o carro foi preparado para lidar com tanta massa e força. As suspensões ganharam tratamento especial da divisão M, bem como os freios e até o câmbio automático de seis marchas, que tem acerto voltado para o desempenho.

Para completar, a tração integral xDrive conta com uma divisão de força não só entre os eixos, mas entre as rodas traseiras, que recebem a maior parte do enorme torque disponível.


Com isso, ir de 0 a 100 km/h leva 4,7 segundos e a velocidade máxima é de 275 km/h sem o limitador de praxe (250 km/h). O generoso porta-malas abriga 570 litros de bagagem.

Sedã de tiozão?
Até parado, basta uma acelerada forte para qualquer um perceber que o M3 não é o típico sedã do homem de meia idade.

Tudo porque o naturalmente aspirado V8 4.0 debaixo do capô entrega a potência máxima de 420 cv a 8.300 rpm, sendo que a faixa vermelha do conta-giros se estende até 9 mil rotações. Poucos propulsores de carros de rua giram (e gritam) tanto.


A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 4,7 segundos, com o câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens, como na unidade avaliada – há também um transmissão manual de seis velocidades.

Mas ainda mais fantástico é o comportamento dinâmico. A direção rapidíssima faz ele mudar de direção como um kart. Sem falar da estabilidade e aderência quase inacreditáveis. E ainda tem quatro portas.


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