O Kona Hybrid é um dos destaques da nova fase de lançamentos da Caoa, responsável pela importação de carros da Hyundai no Brasil. Feito na Coreia do Sul, o SUV vem em duas versões: EV, 100% elétrica, e HEV, híbrida, como a avaliada pelo Jornal do Carro, que acaba de ter o preço reduzido e agora sai por R$ 169.990.
Com isso, é o SUV híbrido mais barato do Brasil. Para comparação, o Toyota Corolla Cross Hybrid tem tabela a partir de R$ 202.690. Além disso, são apenas R$ 22.100 a menos que um Volkswagen Nivus, que tem motor 1.0 flexível turbo de até 128 cv.
No Hyundai, a potência e o torque combinados do 1.6 a gasolina e do elétrico são de, respectivamente, 141 cv e 27 mkgf. E, por ser eletrificado, se for emplacado em São Paulo, por exemplo, o carro é isento de IPVA e do rodízio municipal.
O conjunto inclui câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas. Segundo a Caoa, o Kona roda até 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Como um tanque de 38 litros, a autonomia, ao menos em tese, supera os 740 km.
Hyundai Kona tem estilo diferentão
No visual, o Kona chama a atenção pela dianteira com faróis e luzes de uso diurno do tipo Full-LEDs. Assim como pela grade em formato de colmeia. Atrás, as lanternas também têm LEDs e há um segundo conjunto de luzes, de gosto duvidoso, na parte inferior do para-choque. Por sua vez, as rodas são de liga de 16 polegadas.
Na cabine, há elementos que lembram as linhas HB 20 e Creta feitas no Brasil. É o caso da tela do multimídia, de 10,25 polegadas, que lembra um tablet e é fixada no topo da parte central do painel. Já o quadro de instrumentos digital, do mesmo tamanho, muda de cor conforme o modo de condução.
Aliás, ao dar a partida a opção Eco, que prioriza a redução de consumo, tem acionamento automático. Na Sport, as respostas ficam mais espertas, mas, evidentemente, isso aumenta o gasto de gasolina.
Kona híbrido tem mais conteúdo que Corolla Cross
Um dos destaques do Kona HEV é a ampla lista de equipamentos. Há ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação. Além disso, o carro traz carregador de celular por indução, Head-Up display, que projeta as principais informações do carro no para-brisa, partida do motor por botão e abertura das portas sem necessidade do uso de chave.
No quesito segurança, o Kona vem com seis air bags, incluindo laterais e do tipo cortina. O pacote ADAS, de itens de auxílio ao motorista, é completo.
Assim, traz assistentes de saída em rampa, alerta de risco de colisão dianteira e de saída involuntária de faixa, por exemplo. Bem como monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro e de manutenção da distância do veículo à frente, entre outros.
Conforto é ponto forte no Hyundai Kona
Na prática, o Kona acelera bem e oferece conforto para até cinco pessoas. Aliás, o espaço atrás é bom, graças também ao túnel central baixo.
Também colabora com o conforto a suspensão independente nas quatro rodas. O sistema traz bom ajuste entre maciez e firmeza para encarar situações como curvas contornadas em velocidades mais altas.
Pesa contra o fato de o Kona oferecido no Brasil ser de uma geração antiga, que acaba de sair de cena no exterior. A linha 2024, com profundas modificações no visual, acabamento e equipamentos, estreia em breve em países como os Estados Unidos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!