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Avaliação: Hyundai Kona híbrido é completo, faz 17,4 km/l e tem bom preço
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Avaliação: Hyundai Kona híbrido é completo, faz 17,4 km/l e tem bom preço

Com tabela de R$ 169.990, Hyundai Kona importado pela Caoa é R$ 32.700 mais barato que Corolla Cross híbrido, tem 141 cv e autonomia de 740 km

Tião Oliveira

09 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Hyundai Kona Hybrid
Hyundai Kona baixou de preço e custa R$ 169.990
Crédito:Alex Silva/Estadão

O Kona Hybrid é um dos destaques da nova fase de lançamentos da Caoa, responsável pela importação de carros da Hyundai no Brasil. Feito na Coreia do Sul, o SUV vem em duas versões: EV, 100% elétrica, e HEV, híbrida, como a avaliada pelo Jornal do Carro, que acaba de ter o preço reduzido e agora sai por R$ 169.990.

Com isso, é o SUV híbrido mais barato do Brasil. Para comparação, o Toyota Corolla Cross Hybrid tem tabela a partir de R$ 202.690. Além disso, são apenas R$ 22.100 a menos que um Volkswagen Nivus, que tem motor 1.0 flexível turbo de até 128 cv.

No Hyundai, a potência e o torque combinados do 1.6 a gasolina e do elétrico são de, respectivamente, 141 cv e 27 mkgf. E, por ser eletrificado, se for emplacado em São Paulo, por exemplo, o carro é isento de IPVA e do rodízio municipal.

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O conjunto inclui câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas. Segundo a Caoa, o Kona roda até 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Como um tanque de 38 litros, a autonomia, ao menos em tese, supera os 740 km.



Hyundai Kona Hybrid
Alex Silva/Estadão

Hyundai Kona tem estilo diferentão

No visual, o Kona chama a atenção pela dianteira com faróis e luzes de uso diurno do tipo Full-LEDs. Assim como pela grade em formato de colmeia. Atrás, as lanternas também têm LEDs e há um segundo conjunto de luzes, de gosto duvidoso, na parte inferior do para-choque. Por sua vez, as rodas são de liga de 16 polegadas.


Na cabine, há elementos que lembram as linhas HB 20 e Creta feitas no Brasil. É o caso da tela do multimídia, de 10,25 polegadas, que lembra um tablet e é fixada no topo da parte central do painel. Já o quadro de instrumentos digital, do mesmo tamanho, muda de cor conforme o modo de condução.

Aliás, ao dar a partida a opção Eco, que prioriza a redução de consumo, tem acionamento automático. Na Sport, as respostas ficam mais espertas, mas, evidentemente, isso aumenta o gasto de gasolina.

Hyundai Kona Hybrid
Alex Silva/Estadão

Kona híbrido tem mais conteúdo que Corolla Cross

Um dos destaques do Kona HEV é a ampla lista de equipamentos. Há ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação. Além disso, o carro traz carregador de celular por indução, Head-Up display, que projeta as principais informações do carro no para-brisa, partida do motor por botão e abertura das portas sem necessidade do uso de chave.

No quesito segurança, o Kona vem com seis air bags, incluindo laterais e do tipo cortina. O pacote ADAS, de itens de auxílio ao motorista, é completo.

Assim, traz assistentes de saída em rampa, alerta de risco de colisão dianteira e de saída involuntária de faixa, por exemplo. Bem como monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro e de manutenção da distância do veículo à frente, entre outros.


Hyundai Kona Hybrid
Alex Silva/Estadão

Conforto é ponto forte no Hyundai Kona

Na prática, o Kona acelera bem e oferece conforto para até cinco pessoas. Aliás, o espaço atrás é bom, graças também ao túnel central baixo.

Também colabora com o conforto a suspensão independente nas quatro rodas. O sistema traz bom ajuste entre maciez e firmeza para encarar situações como curvas contornadas em velocidades mais altas.
Pesa contra o fato de o Kona oferecido no Brasil ser de uma geração antiga, que acaba de sair de cena no exterior. A linha 2024, com profundas modificações no visual, acabamento e equipamentos, estreia em breve em países como os Estados Unidos.


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Prós

  • Sul-coreano vem repleto de itens de série, como pacote ADAS, bancos de couro, multimídia e painel digital, entre outros

Contras

  • SUV que chega ao Brasil acaba de ganhar nova geração, bem mais moderna, no exterior.

Ficha Técnica

Hyundai Kona HEV

Preço sugerido

R$ 169.990

Motores

1.6 a gasolina e elétrico

Potência total

141 cv

Torque total

27 mkgf

Tração

Dianteira

Comprimento

4,2 metros

Largura

1,8 metro

Entre-eixos

2,60 metros

Consumo médio

17,4 km/l (estrada)

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.