Hairton Ponciano Voz, de Mogi Guaçu

16/05/2019 - 6 minutos de leitura.

Avaliação: Jaguar I-Pace é tão rápido como silencioso

Modelo elétrico da Jaguar, o I-Pace acelera com vigor, e sem fazer barulho

O Jaguar I-Pace tem um motor elétrico em cada eixo. Com 400 cv no total, faz 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos Crédito: Jaguar/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Bastou pisar no acelerador para o I-Pace mostrar suas credenciais. O SUV elétrico que a Jaguar está lançando no Brasil por R$ 437 mil soltou um zunido e partiu como um tiro na saída dos boxes do Velo Città, pista do interior de São Paulo. Um soco, e ele já havia passado dos 100 km/h. O I-Pace, importado da Áustria na versão SE EV400, faz 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e continua assim até os 200 km/h, que é a máxima limitada eletronicamente. Sem barulho e sem precisar de posto de combustível.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Continua depois do anúncio

+ Jaguar J-Pace virá em 2021

+ Jaguar tem linha de produtos para animais de estimação

O modelo tem dois motores elétricos de 200 cv, um em cada eixo. Com 400 cv, consegue ser ao mesmo tempo esportivo e utilitário, nessa ordem. A definição de utilitário fica por conta da Jaguar. Para isso, ela apresenta credenciais como tração integral, 18 cm de altura livre do solo e 50 cm de capacidade de travessia em trecho alagado.


Não testamos a parte utilitária do carro, mas comprovamos sua capacidade como esportivo. O estilo agressivo está muito mais para um hatch do que para um SUV. O modelo é baixo (1,56 m) e tem praticamente toda a carroceria de alumínio. A única exceção é a tampa traseira, feita de plástico.

Além da aceleração instantânea (o torque de 71 mkgf aparece assim que se pisa no acelerador), o carro de 2.208 kg disfarça seu peso graças ao baixo centro de gravidade e à boa distribuição de massa. São 50% em cada eixo, e as baterias no piso (só elas pesam 600 kg) colaboram para isso. Segundo a Jaguar, a potência gerada por elas é equivalente à de 9 mil iPhones X.


Assim como acelera bem, o I-Pace também é eficiente nas frenagens e estável em curvas. Direção e freios têm boas respostas. No modo de máxima regeneração de energia, os motores auxiliam a frenagem. Nesse caso, basta tirar o pé do acelerador que a velocidade cai abruptamente. Com isso, poupam-se pastilhas de freio. A autonomia declarada é de 470 km.

Por dentro, o carro é confortável, bem acabado e moderno. O quadro de instrumentos é uma tela de TFT de 12″. Além dela, o painel tem outras duas. A inferior permite acesso aos controles de ar-condicionado. A superior dá acesso a diversos comandos do carro. Pode-se, por exemplo, ajustar o nível de volume (artificial) que se deseja ouvir dos motores. Há também projeção de informações do painel no para-brisa (head up display).

O único ponto negativo é o conforto no banco traseiro. Isso porque, como o assoalho é elevado, não há bom apoio para as pernas.


I-Pace tem a maior garantia da Jaguar

Ao contrário dos três anos de garantia dos demais modelos da Jaguar, o I-Pace tem cinco anos. A razão é que modelos elétricos teoricamente têm menos necessidade de manutenção. Não há, por exemplo, troca de óleo, e teoricamente as pastilhas de freio duram mais. Por isso, as revisões têm intervalo de dois anos ou 34 mil km. As baterias têm garantia de oito anos.

Veja mais: detalhes da galeria

Além do preço inicial, o I-Pace pode receber ainda teto solar panorâmico e rodas diamantadas de 20″. Nesse caso, o carro sai por R$ 449.190.

De acordo com a marca, as baterias podem ser recarregadas em tomadas convencionais, desde que aterradas. Em 110 volts, é possível obter 11 km de autonomia a cada hora. Em 220 v, o tempo cai pela metade. A Jaguar também está instalando carregadores na rede autorizada, para recarga gratuita. O equipamento custa R$ 13 mil, fora a instalação.


Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS