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Avaliação: XJ, o jovem esportista da Jaguar
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Avaliação: XJ, o jovem esportista da Jaguar

Esqueça os paradigmas de "barca" ou "carro de vovô". A nova geração do XJ, a R$ 580 mil, traz poucas das antigas ideias associadas à marca inglesa. Grandalhão ele é: tem 5,12 metros. Mas seu desenho e comportamento remetem à esportividade. Isso sem...

14 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: XJ, o jovem esportista da Jaguar

RAFAELA BORGES
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE

Esqueça os paradigmas de “barca” ou “carro de vovô”. A nova geração do Jaguar XJ, à venda por R$ 580 mil, traz poucas das antigas ideias associadas à marca inglesa. Grandalhão ele é: tem 5,12 metros. Mas seu desenho e comportamento remetem à esportividade. Isso sem deixar de lado a sofisticação que caracteriza a fabricante.

No Brasil é oferecida apenas a versão de topo, Supersport, do mais exclusivo Jaguar. Seu motor é o V8 Supercharged (sobrealimentado por compressor mecânico) de 5 litros e 510 cv. Ele dá ao sedã brutalidade ao acelerar e força impressionante para um carro com interior tão elegante.

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Basta um leve toque no acelerador e o XJ responde de pronto. Se o motorista pisar mais forte no pedal, o corpo gruda no banco e o som emitido pelo escapamento lembra o rugido de um leão. De acordo com informações da Jaguar, o XJ acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Contribuem para esse desempenho a carroceria toda de alumínio, que reduz o peso do modelo, e o torque de 63,2 mkgf a partir de 2.500 rpm.

Dá para ter ainda mais emoção ao acionar a tecla “Dynamic” logo abaixo do botão giratório que comanda o câmbio. Automaticamente, o cinto de segurança aperta o corpo do motorista e o quadro de instrumentos virtual ganha contornos vermelhos no velocímetro e no conta-giros. Sinais de que a coisa vai ficar mais quente.


Essa função faz com que as trocas de marcha do câmbio automático de seis velocidades ocorram bem próximas ao limite de giro. A direção elétrica também fica mais firme, aumentando a segurança em alta velocidade.

Fazer curvas com o XJ, que tem tração traseira, é divertido. Ele é estável e equilibrado mesmo nas mais travadas e sua direção ágil tem respostas bem diretas. Há controles eletrônicos para melhorar a estabilidade.


Mas esse Jaguar não é só esportividade. Ele também oferece o que seus rivais (veja os principais na página ao lado) têm como destaque: condução confortável e tranquila, silenciosa em velocidade constante e que lembra o deslizar sobre trilhos quando está em vias planas. Como um bom sedã de luxo deve ser.


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