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Avaliamos, com exclusividade, o Audi S8
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Avaliamos, com exclusividade, o Audi S8

Fomos à Riviera Francesa para avaliar a versão apimentada do A8, que tem motor V8 biturbo de 520 cv e será a atração da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo. No País, modelo deverá custar R$ 650 mil

12 de set, 2012 · 5 minutos de leitura.

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 Avaliamos, com exclusividade, o Audi S8

TEXTO E FOTOS: RAFAELA BORGES

Nice, França – Ele contorna sem balançar as curvas suntuosas, apontadas para o Mar Mediterrâneo, da estrada que liga Nice a Monte Carlo. Em um ambiente repleto de modelos da Ferrari, Lamborghini e Porsche, chama a atenção com seus olhos pontilhados e ombros musculosos. É impossível ficar indiferente ao som de seu V8 biturbo de 520 cv.

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Estamos falando do Audi S8, que será mostrado aqui no Salão do Automóvel, em outubro, e tem a velocidade como essência. Suas vendas no País começam logo após a feira e o preço estimado é de R$ 650 mil, cerca de R$ 100 mil a mais que o A8, do qual deriva – o S8 também tem 100 cv a mais.

Mais que a potência, chama a atenção o torque de 65,7 mkgf. Esse conjunto pode levar o alemão de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, conforme dados da Audi. Esse número, digno de esportivos, impressiona ainda mais porque o S8 é um sedã com mais cinco metros de comprimento.


As respostas do Audi, embaladas pelo câmbio automático de oito marchas e o motor V8 de ronco intimidador, fazem com que o S8 ganhe velocidade mais rápido que alguns esportivos natos. Discos de compósito de cerâmica e fibra de carbono têm a missão de frear o ímpeto do carro.

Mas não dá para esperar comportamento dinâmico de modelos das divisões M e AMG, de BMW e Mercedes-Benz, respectivamente. A “pegada” do Audi é dócil. O ajuste de suspensão permite viajar por 700 km ininterruptos com o conforto oferecido por sedãs de luxo.

Dá para apimentar as respostas do S8 por meio de um recurso que muda a atuação dos amortecedores, câmbio e direção, entre outras variáveis.


O sistema também está no A8, assim como a tração nas quatro rodas. Essa solução faz com que o S8 seja muito mais controlado do que divertido em curvas. Por mais que se provoque o carro, ele não perde a linha.

Se a ideia é um esportivo impetuoso e desafiador, será preciso pedir a Audi para criar um RS8. Os carros com essa sigla são capazes de fazer jus aos M e AMG.

Para quem busca velocidade, conforto para cinco pessoas e mimos como TV, o S8 é ótima pedida. O ponto negativo é o porta-malas muito baixo. O bagageiro comporta duas malas médias e duas pequenas, no máximo.


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