Você está lendo...
Avaliamos o ?Monte o seu? de dez marcas
Notícias

Avaliamos o ?Monte o seu? de dez marcas

Veja quais fabricantes possuem os melhores configuradores online presentes no Brasil

25 de abr, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Avaliamos o ?Monte o seu? de dez marcas
Configurador da Fiat dá boa liberdade de escolhas sobre o carro pretendido

Antes de comprar um carro, é natural que se queira saber
valores e configurações possíveis e ir a uma concessionária já com alguma ideia
de quanto o modelo pretendido custará. Muitas fabricantes oferecem em seus
sites configuradores online, mas nem todos de fato ajudam o futuro comprador.
Visitamos os sites de dez montadoras presentes no País para ver como anda o
“Monte o seu” de cada uma.

De cara, a maior parte delas não permite que o visitante de
fato configure o seu carro. Isso acontece por que, para reduzir custos, as
fabricantes enxugam a quantidade de opções possíveis, trabalhando apenas com
alguns pacotes fechados de versões.
Portanto, pode-se apenas ver quanto custa cada opção, sem configurar o carro
livremente como quiser.

Publicidade


Apenas Volkswagen e Fiat trabalham com opcionais soltos, o
que dá mais liberdade na escolha. É possível
montar cada carro exatamente como desejado, mesmo que dificilmente a
configuração pretendida, se for muito específica, seja possível nas lojas.

O sistema da VW é relativamente fácil de usar e indica os
preços individuais de cada opcional, mesmo aqueles que precisam ser conjugados
a outros para serem adicionados ao carro. O problema é que nem todos os modelos
da gama estão disponíveis para configuração. Geralmente, alguns carros
“saem do ar” quando passarão por mudanças nas versões e preços, ou mesmo
descontinuados. Além disso, todo o configurador pode ficar indisponível algumas
vezes.

Já na Fiat, o trabalho (ou diversão) é mais fácil. O site é
mais intuitivo e é possível também escolher um carro por características mais
básicas, como motorização e tipo de carroceria. Todos os modelos podem ser
configurados e há boa variedade de opções. Dá, inclusive, para se divertir com
alguns valores astronômicos que carros comuns podem alcançar quando lotados de
opcionais (já pensou pagar mais de R$ 75 mil em um Fiat
Idea?)


O configurador da Renault é bem simples e mostra com clareza
versões e preços. O problema é que ele é apresentado separadamente na página especial de cada carro. Isso significa
que para configurar outro carro é necessário voltar à página inicial e começar
tudo de novo, em outra janela, o que atrapalha a fluidez de navegação.

Em marcas como Chevrolet, Ford, Nissan, Peugeot e
Mitsubishi, o acesso às informações é fácil, mas eles padecem da pouca
variedade de opções para cada carro. As configurações não são muitas, ainda que
as informações sejam claras, como preço, lista de itens de série e ficha
técnica.

O da Citroën passou por uma necessária reformulação e trocou
o visual excessivamente limpo (tão limpo que praticamente só mostrava preços e
cores disponíveis) e apresenta um quadro
mais informativo agora. Também não há
opcionais para as versões, mas ele já mostra itens de série e de quanto é o
salto financeiro para a versão imediatamente mais cara, além do que ela trará a
mais. Muito mais prático do que era.


A Toyota tem um configurador bem completo, mas há demora
exagerada na navegação. O candidato a dono tem que esperar várias animações dos
carros em movimento passarem até conseguir escolher cor, motor ou sistema de
tração. É bonito, mas pouco prático e demorado.

Deixe sua opinião