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Avaliamos o novo Grand Cherokee
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Avaliação

Avaliamos o novo Grand Cherokee

Além de novo visual, utilitário-esportivo ganhou câmbio de oito marchas para ficar mais econômico

28 de jan, 2014 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliamos o novo Grand Cherokee
Jipão é valente para andar na terra e tem porta-malas de 457 litros

Recém-lançada nos EUA, a linha 2014 do Jeep Grand Cherokee, que recebeu atualizações no visual e novo câmbio, chega ao País em duas versões, Laredo e Limited, tabeladas a, respectivamente, R$ 185.900 e R$ 214.900.

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Grade, faróis e para-choques foram redesenhados. Atrás, o retoque foi feito nas lanternas. A principal novidade do modelo norte-americano é o câmbio automático de oito marchas, que substitui o de cinco.

A nova caixa ajudou a reduzir o consumo de gasolina em cerca de 12%, para 12,2 km/l (na estrada), segundo a Jeep. No modo “Eco” (Econômico), o Grand Cherokee é frugal – o dispositivo “filtra” as pisadas mais fortes no acelerador.

A contrapartida é que a condução ficou um tanto monótona. Rodando a 120 km/h em oitava marcha, por exemplo, o motor V6 de 286 cv parece estar em “ponto-morto”, com o giro em torno das 1.000 rpm.


Se for preciso fazer uma ultrapassagem, o motorista terá de reduzir pelo menos duas marchas para que o carro mostre fôlego – marchas mais altas são bem longas.

No modo esportivo, as trocas podem ser feitas por meio de aletas atrás do volante e a tração envia até 80% da força para as rodas traseiras ( no econômico, são 40%).


Nessa opção o utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Nada mal para um carro de mais de 2.100 kg.

Na terra o Jeep se sobressai. Além de manter os bons ângulos de entrada (26,3°) e rampa (18,8°) o sistema de tração oferece cinco opções: areia, lama, neve, pedra e asfalto. Graças a esses recursos o jipão se mostrou capaz de encarar obstáculos com facilidade.


De série há ar-condicionado digital, bancos de couro com ajustes elétricos, faróis bixenônio e kit multimídia com tela de 5 polegadas. A versão Limited inclui memória para os ajustes de bancos e retrovisores, sensor de estacionamento, câmera traseira de auxílio a manobras, navegador GPS e rodas de liga leve de 20”.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido – R$ 185.900 (Laredo)
Motor – 3.6, V6, 24V, gasolina
Potência – 286 cv a 6.350 rpm
Torque – 35,4 mkgf a 4.300 rpm
Comprimento – 4,82 metros
Entre-eixos – 2,91 metros
Porta-malas – 457 litros


FONTE: JEEP

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