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Bentley Mulsanne que pertenceu à Rainha Elizabeth II vai para um museu
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Bentley Mulsanne que pertenceu à Rainha Elizabeth II vai para um museu

Sedã que pertenceu à Rainha Elizabeth II retorna à Bentley após anos de serviço; modelo foi customizado especificamente para a realeza

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

01 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Bentley Mulsanne que pertenceu à Rainha Elizabeth II agora faz parte do museu da marca
Crédito:Bentley/Divulgação

Uma das maiores mudanças no Reino Unido foi recentemente a ascensão de um novo Rei, Carlos III, que substitui sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que faleceu ano passado. Entretanto, com a iminência do novo reinado, novas decisões acontecem, e nem mesmo a garagem da Família Real escapa. O Bentley Mulsanne ER (de Elizabeth Regina), que pertenceu à Rainha, foi retornado à montadora, após anos de serviço.

O novo Rei não planeja utilizar o carro, que teve de retornar à Bentley, onde será integrado ao museu da marca. Ao contrário do que se pensa, marcas como Rolls-Royce e Land Rover não são a marca da realeza, e sim a Bentley. Assim, o enorme sedã retornará será incorporado ao Bentley Heritage.



Bentley Mulsanne ER foi feito especificamente para a Rainha (Bentley/Divulgação)

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O modelo conta com detalhes especiais, feitos especificamente para a realeza. O Mulsanne tem finalização na cor verde Barnato, e couros Twine e Cumbrian, combinação parecida com o famoso British Racing Green e interna de cor clara, algo tradicional em modelos britânicos, por exemplo. Além disso, o modelo foi também o último modelo pessoal da Rainha durante seu reinado, e chegou a desfilar em Peeble Beach em 2009.

Modelo foi customizado exclusivamente para a Rainha

Brasão real está espalhado pelo modelo (Bentley/Divulgação)

Além disso, por dentro, as portas e painel tem revestimento em madeira legítima, como é de se esperar em um Bentley. A nogueira do tipo Burr foi a escolhida para enfeitar o sedã da Rainha, bem como também tapetes macios, feitos de lã de cordeiro, por exemplo. É possível ver detalhes como o brasão real do Reino Unido, espalhado pelo carro.


Carpete especial é feito com lã de cordeiro (Bentley/Divulgação)

Para garantir a privacidade de seus ocupantes, cortinas estão à disposição, a fim de impedir que curiosos tentem fotografar quem vai lá dentro. No banco traseiro, a Rainha tinha um espaço específico para acomodar sua bolsa, entre os bancos, bem como também um pequeno painel escamoteável, com botões com diversas funções, como luzes e um megafone, bastante discreto.

Bentley Mulsanne real tem motor V12 de 537 cv

(Bentley/Divulgação)

Por fim, o Mulsanne real tem o aclamado motor V12 de 6.75 litros, com 537 cavalos de potência, aliado a transmissão automática de oito velocidades, e tração apenas na traseira. Um Mulsanne "normal" no Reino Unido parte de 232,020 libras, o equivalente a pouco mais de R$ 1.4 milhão, em conversão direta, por exemplo

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Guia de boas práticas para o uso do carro elétrico

Tire suas dúvidas para dirigir com tranquilidade e segurança

12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.