Após declarar falência em 2014, a Bertone está se preparando para voltar com uma nova cara ao mercado automotivo. Conhecida por criar supercarros famosos, a marca italiana vai lançar um modelo em comemoração ao seu 110° aniversário. Trata-se do GB110, que tem dois lugares e motor central que pode gerar 1.100 cv de potência e 112 mkgf de torque. Segundo a empresa, esse é o primeiro projeto sob a direção dos novos donos, Mauro e Jean-Frank Ricci.
Até o momento, não há informações sobe preços. Mas é certo que o hipercarro será exclusivo. Afinal, vai ter apenas 33 unidades produzidas. De acordo com a Bertone, a transmissão é automática de sete marchas e a tração, integral. Com esse conjunto, o GB110 acelera de 0 a 100 km/h em 2,79 segundos. Além disso, pode chegar a 300 km/h em apenas 14 segundos. Conforme a companhia, a velocidade máxima do GB110 passa dos 380 km/h.
Combustível reciclável
Entretanto, o mais interessante é que a fabricante informa que o novo esportivo pode ser abastecido com um combustível feito de lixo plástico. Para isso, firmou parceria com a empresa Select Fuel, responsável por converter materiais de policarbonato em combustível renovável.
”Acreditamos que a poluição vai exigir soluções diferentes com diversas evoluções tecnológicas. Resíduos de plástico devem ser tratados como um recurso valioso. Assim, com a parceria com a Select Fuel vamos transformamos o que antes era considerado como lixo, e convertê-lo à sua forma original”, diz Jean-Franck Ricci, CEO da Bertone.
Visual futurista
Nas ilustrações divulgadas pela marca, dá para ver que o modelo tem visual bem futurista. No entanto, também homenageia carros da Bertone dos anos 1950 e 1960. Segundo a marca, o chassi é ”baseado em componentes de uma fabricante alemã”.
Por ora, é possível identificar as portas que se abrem par cima, bem como faróis com luzes do tipo Full-LEDs. Os para-choques são parrudos e, na traseira, grandes entradas de ar vão ajudar na ventilação do motor. A carroceria tem linhas bastante aerodinâmicas. Conforme a Bertone, as rodas da frente têm 21 polegadas e as de trás, 22”.
Em uma das imagens, é possível ver alguns detalhes da cabine. Como, por exemplo, a divisão entre o motorista e o passageiro, bem como o volante com base achatada. No entanto, é bem provável que o carro que vai ser feito em série terá algumas mudanças.
Base alemã, carro italiano
Em relação às dimensões, o esportivo da Bertone deve ter 2,63 metros de distância entre os eixos. Ou seja, o carro é menor, por exemplo, que o Lamborghini Huracán. Embora tenha origem alemã, a marca confirma que, no fundo e na essência, trata-se de um carro italiano.
”Tem classe e estilo italianos. E foi construído para entusiasmar seu dono e inflamar a paixão dos aficionados por carros esportivos. Mas, ao mesmo tempo, foi pensado para uso diário. É prático, confortável e fácil de manusear, sem exasperar a esportividade”, afirma o gerente de produto da Bertone, Giovanni Sapio.