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BMW 1M: menor, ‘popular’ e raro
Avaliação

BMW 1M: menor, ‘popular’ e raro

Leia a avaliação e assista ao vídeo do novo modelo de entrada da divisão esportiva da marca alemã, que tem disposição de sobra com seu seis-em-linha 3.0 turbo de 340 cv. Tiradas do M3, as suspensões também se destacam no cupê nervoso

22 de jun, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 BMW 1M: menor, 'popular' e raro

Nícolas Borges

No mês que vem, a BMW do Brasil começará a vender o 1M Coupé, que será ao mesmo tempo o modelo de entrada da divisão esportiva da marca e o mais raro. Isso apenas parece contraditório. Por R$ 268,5 mil, ele custará exatos R$ 98.550 a menos do que o M3 Coupé, o atual carro mais em conta preparado pela M.

Só que apesar do preço mais baixo, o 1M é uma edição limitada. “A produção ficará em pouco menos de 4 mil unidades”, afirma a chefe de vendas da BMW M para as Américas, Christine Fleischer. Não está definido quantos virão ao Brasil.

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E não é só isso que deverá fazer do cupezinho nervoso um futuro clássico. Afinal, o 1M é um retorno às origens dos M, que cresceram muito nos últimos anos – vide as versões anabolizadas dos “gigantes” X5 e X6.

O motor, por exemplo, é 3.0 de seis cilindros em linha, configuração clássica na marca bávara e abandonada pela divisão M desde que o M3 passou a ser movido por um V8. O engenho rende 340 cv e, mais importante, 45,9 mkgf de torque (51 mkgf com overboost). Disponível de 1.500 a 4.500 rpm, essa força (maior que no M3) se deve ao turbo, combinado à injeção direta de gasolina.

Para não tirar a atenção do ‘piloto’ de plantão, interior é sempre preto (Foto: Nícolas Borges/AE)

Agradando aos puristas, há apenas um câmbio: manual de seis marchas, de engates rápidos e precisos. Também sem frescura é o interior, sempre preto. E para o quadro ficar ainda melhor, o peso de 1.495 kg é 105 kg inferior ao do M3, doador do conjunto de suspensões.


Graças a tudo isso, o 1M é uma fonte imensa de adrenalina. Não só pelo desempenho puro (0 a 100 km/h em 4,9 s), mas pela dirigibilidade incrível, que faz jus ao lema da BMW: “puro prazer de dirigir”. Para conferir, clique aqui para assistir ao vídeo do carro em ação num autódromo particular no interior paulista, de carona com o piloto César Urnhani.

(Fotos: Miguel Costa Jr./Divulgação)

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