Motorização, principais informações e até preços do BMW 530e já foram divulgadas na mídia. Mas, agora, é a primeira vez que o sedã aparece para o público. Já apresentado em versão elétrica i5, o modelo de 8ª geração chega em versão híbrida plug-in para tentar fisgar o consumidor pela economia de combustível. Mesmo custando R$ 574.950, promete fazer média de consumo combinada de 27,3 km/l, de acordo com números Inmetro.
A responsabilidade disso é a união entre o motor 2.0 biturbo com quatro cilindros, a gasolina, e a unidade elétrica (recarregável em tomadas) que, de acordo com a marca, geram 299 cv e 45,9 mkgf. Seu câmbio é automático de oito marchas com tração integral.
O novo BMW 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h. Além disso, faz até 140 km/h no modo totalmente elétrico (movido por meio da energia armazenada na bateria de 19,4 kWh, responsável por uma autonomia de até 61 km). De acordo com o Inmetro, o BMW 530e tem um consumo de combustível equivalente no modo elétrico de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada. O consumo energético do modelo, em MJ/km, é de 0,73.
Para não deixar o proprietário na mão, a versão híbrida plug-in acompanha um carregador portátil (Flex Charger, de até 11 kW) e um Wallbox, de até 22 kW. E tem mais vantagem, afinal, o 530e conta com o BMW Service Inclusive (BSI) gratuito pelo período de três anos ou 40 mil km – o que ocorrer primeiro.
Por fora
No design, o sedã tem a mesma imponência e elegância do irmão elétrico, apresentado por aqui no ano passado. Assim como no i5, traz o pacote de design M Sport. A principal diferença, contudo, está na grade dianteira, com acabamento em aço escovado em seu contorno. Tem, ademais, rodas de 20 polegadas. Atrás, além de não ter o aerofólio em preto, como no i5, o sedã tem difusor mais tímido. A ponteira de escape não é aparente.
E as medidas são as mesmas. Portanto, tem 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e 2,99 m de entre-eixos.
Por dentro
Das portas para dentro (fora o revestimento diferente, aqui, em couro ecológico) o BMW 530e segue a pegada minimalista adotada no i5. Poucos botões, revestimentos premium e tela gigante fazem parte do conjunto. Por falar nela, a BMW chama o equipamento de Curved Display. Trata-se de uma tela curva que engloba quadro de instrumentos (12,3″) e central multimídia (14,9″). Nela, aliás, compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.
Mais tecnologia
Ainda no quesito tecnologia, o modelo oferece o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada sem interferências do motorista. Tem, ainda, Parking Assistant Professional, o 530e estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Ainda mais fácil é contar com o Remote Control Parking. Com ele, dá para sair do veículo e estacioná-lo por meio de aplicativo.
Há ainda, alertas visuais e sonoros de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções. O Digital Key Plus substitui a chave do carro. Basta usar o celular (só para iPhone e Samsung Galaxy).
No total, o 530e tem dez opções de cores para a carroceria. São elas: Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire. Por fim, tem quatro opções de acabamento interno: Preto/Preto, Expresso Brown/Preto, Smoke White/Preto e Burgundy/Preto.
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