Você está lendo...
BMW agora produz no Brasil os SUVs X3 e X4 na versão esportiva M40i
Mercado

BMW agora produz no Brasil os SUVs X3 e X4 na versão esportiva M40i

Versão esportiva M40i da BMW é equipada com motor 3.0 turbo que oferece 387 cv de potência; faixa de preço dos SUVs ultrapassa R$ 550 mil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

BMW
Blog afirma que iX4 será feito sobre a nova plataforma Neue Klasse
Crédito:BMW/Divulgação

A BMW cumpriu a promessa feita no fim de 2021 e começou a produzir versões esportivas dos SUVs X3 e X4 no Brasil. Agora, X3 M40i e X4 M40i são montados na fábrica da marca de Araquari, Santa Catarina. De acordo com a montadora, são os carros nacionais mais potentes da atualidade. Ambos trazem o clássico motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha, que gera 387 cv de potência e 51 mkgf de torque.

Mas não é só em potência que os SUVs se destacam. Isso porque, com esse conjunto, associado a um sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48 volts, ambos têm velocidade máxima de 250 km/h. Com isso, conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em até 4,5 segundos. O motor é conectado ao câmbio automático de oito marchas e a tração é integral.

A BMW ainda não confirmou exatamente os preços das versões, que serão anunciados logo na próxima semana. No entanto, a previsão é que o X3 M40i custe cera de R$ 580 mil. Enquanto isso, o SUV-cupê X4 M40i pode ficar na faixa dos R$ 603 mil.

Publicidade


BMW
BMW/Divulgação

SUVs tecnológicos

No visual, a versão M40i exalta a esportividade dos model. Na dianteira, por exemplo, há uma grade duplo-ruim maior e mais rebuscada, e um para-choque imponente, com entradas de ar grandes. Os faróis são novos e possuem iluminação a laser, bem como um design exclusivo. Ao redor dos carros, os detalhes são todos em black piano.

Na lateral, as linhas são bem expressivas, mas o que mais chama atenção são as rodas de 21 polegadas diamantadas. Já na traseira, as lanternas são de LED com efeito 3D. Por fim, o interior traz uma central multimídia com conexão para Android Auto, Apple CarPlay e Alexa, e um painel de instrumentos de 12,3 polegadas. No mais, há também piloto automático adaptativo, teto solar panorâmico, sistema de iluminação ambiente, ar-condicionado digital de três zonas e controle por gestos.


Investimento pesado

Vale dizer que os dois lançamentos são parte de um novo investimento. Ou seja, a empresa vai aplicar R$ 500 milhões na planta brasileira nos próximos três anos. Além disso, a BMW promete desenvolver novos sistemas localmente. Assim, deve oferecer soluções cada vez mais avançadas. De acordo com informações da fabricante, o objetivo é atender as demandas da clientela.

No mesmo sentido, a BMW informou que vai fazer um carro inédito no Brasil. Porém, não revelou qual será esse modelo. O novo veículo vai ser global. Por isso, será apresentado na matriz, na Alemanha. Por isso, os executivos dizem que não poderiam antecipar detalhes.




Outros destinos do montante

Tal como antecipado pelo Jornal do Carro, a produção dos novos modelos é um complemento a outras melhorias prometidas para a fábrica de Santa Catarina. A marca informa que sua equipe de engenharia vem trabalhando no desenvolvimento de novos sistemas de digitalização.

BMW X3 híbrido plug-in
BMW/Divulgação

Além disso, a empresa informou, na época do anúncio que, embora haja estudos a respeito, não há definição sobre a produção de veículos híbridos e elétricos no Brasil num futuro próximo. Seja como for, da planta de Araquari já saem os modelos Série 3 e X1. Os executivos dizem que a capacidade de produção do complexo não vai aumentar. Aliás, a planta está completando sete anos. Ou seja, a possibilidade de fazer até 10 mil veículos por ano foi mantida.


Cabe salientar que a BMW, que lidera as vendas de veículos premium no Brasil, investiu quase R$ 1,8 bilhão desde 2014 só na planta catarinense. Até então, a fábrica, que neutralizou suas emissões de CO2, já havia recebido mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos. A marca alemã também mantém sua sede administrativa no Brasil na capital paulista. Bem como tem uma fábrica de motocicletas em Manaus. Trata-se da única do tipo fora da Alemanha.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião