Você está lendo...
Oficina da BMW na Espanha guarda carros abandonados há três décadas
História

Oficina da BMW na Espanha guarda carros abandonados há três décadas

Prédio guarda veículos de luxo da BMW como Série 3 E30 e 750i E32; entre os carros abandonados estão modelos da Jeep, Alfa Romeo e Citroën

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de mar, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

bmw
BMW E31 850i foi um dos modelos encontrados na oficina
Crédito:BMW E31 850i - Reprodução

Um prédio abandonado na Espanha revelou recentemente um verdadeiro tesouro perdido no tempo. No local estão vários veículos da BMW, como Série 3 E30 e 750i E32, e modelos de outras marcas, como Alfa Romeo, Citroën e Jeep. Lá funcionava uma oficina da marca bávara, que fica em Tarragona, cidade portuária da Catalunha próxima de Barcelona.

O edifício atendia três concessionárias da BMW na região e guarda até hoje uma quantidade razoável de carros esquecidos. E mais: muitos deles de luxo. A instalação foi explorada pelo canal M539 Restorations, que postou vídeo do tour (veja abaixo). De acordo com a publicação, o dono do galpão é um colecionador. Assim que a loja fechou, há cerca de 10 anos, ele colocou todos os modelos no local. Contudo, alguns chegam a ter mais de 30 anos.

Publicidade


O prédio está lotado com muitos modelos, e não só da BMW. Entre as beldades, estão veículos da Alfa Romeo, Lancia, Jeep, Citroën e da NSU, que deu origem à Audi. Mas, na gravação, é possível notar que, enquanto alguns deles parecem estar em ótimo estado, outros revelam desgaste e condições bem ruins.

De toda forma, agora, tanto a construção quanto os carros estão à venda. Por isso, não será uma surpresa caso empresas de leilão apareçam interessadas nos veículos. Até porque, apesar da condição, existem muitas pérolas com possibilidade de salvação.



Mais que BMW

Entre os carros que mais chamam atenção, está um dos mais icônicos da BMW: o Série 3 E30. A versão do vídeo é a segunda geração do sedã, que fez muito sucesso até a década de 90. Além dele, outro que vale destaque é o 750i E32, equipado com o poderoso motor M70 V12, que entrega potentes 300 cv. Inclusive, aparece também uma versão menor do 750i E32, mas com aspecto melhor e na cor Green Metallic, bem clássico.


bmw
Reprodução

Em seguida, surge um M5 E28, que entrou em produção em 1984 como um dos modelos mais luxuosos da marca do duplo rim. E também existem mais opções de modelos, como um Série 8 850i E31 e um Série 5 525td E34. No final, pode-se ver ainda um M5 E39 totalmente original e, o que é mais impressionante, intacto. Entretanto, o sedã tem 200 mil km rodados.

Mais adiante no vídeo, modelos de outras montadoras começam a aparecer. E dois que se destacam são da Alfa Romeo. O primeiro é um Alfetta, que teve produção entre os anos 1982 e 1984. No total, foram 19.340 unidades feitas desse carro. O outro é um GTV6, um cupê fastback com motor dianteiro.


alfa romeo
Reprodução

Motores e peças

Durante o passeio na oficina, a equipe do M539 Restorations deu de cara com muito mais do que os carros e algumas ferramentas. Por lá, também têm, pelo menos, umas duas ou três salas que guardam motores e peças antigas intactas de carros da BMW.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião