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BMW i Vision Dee revelado na CES muda de cor e tem reconhecimento facial
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BMW i Vision Dee revelado na CES muda de cor e tem reconhecimento facial

i Vision Dee antecipar avanços tecnológicos que logo estarão nos carros da BMW, como carroceria que muda de cor e ausência de telas

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BMW
Ao contrário de outras fabricantes, a BMW não cravou o fim dos modelos a combustão
Crédito:BMW/Divulgação

A feira de tecnologia CES, em Las Vegas (Estados Unidos), foi escolhida pela BMW para apresentar os avanços tecnológicos que a marca lançará em breve em seus carros. Assim, o i Vision Dee pode mudar de cor e não tem telas de vídeo nem botões físicos. Aliás, o nome do carro significa “Experiência Emocional Digital”, em tradução livre.

A possibilidade de mudança de cor, a princípio, é uma evolução do sistema mostrado no protótipo iX, em 2022. Mas vai além dos tons preto e branco apresentados no sedã. Assim, a tecnologia E Ink permite variar a cor da carroceria conforme o gosto do cliente. Segundo a BMW, são até 32 tons diferentes em 240 segmentos. Como resultado, os painéis da carroceria podem ter configurações próprias e individuais.

BMW
BMW/Divulgação

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Por falar em visual, chama a atenção a simplicidade das linhas. Mesmo sem fazer alusão a nenhum clássico da BMW, o modelo tem estilo retrô, com poucos recortes e conceito três volumes bem definidos. Além disso, há uma nova interpretação da grade dupla da marca. Faróis e lanternas, portanto, não têm formato redondo nem retangular, como nos carros antigos, mas vêm representados por filetes de LEDs.

BMW
BMW/Divulgação

Informações no para-brisa

Do lado de dentro, entretanto, o sedã tem painel simples. Os comandos são realizados por voz ou gestos. E nada de telas ou botões. Tudo o que o motorista precisar em termos de informação fica exposto no para-brisa. Assim, o projetor (head up display) pode utilizar toda a área envidraçada para exibir os dados. Aliás, a marca afirma que a tecnologia (em menores proporções, por ora) chegará nos modelos da marca a partir de 2025.


BMW
BMW/Divulgação

“O BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a Neue Klasse. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, diz Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG.

O i Vision Dee foi apresentado como uma evolução da família i Vision da BMW. Por isso, não há informações sobre motorização. Entretanto, certamente terá propulsor elétrico se, de fato, chegar às ruas.




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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.