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Nova plataforma para elétricos da BMW vai aposentar modelos atuais
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Nova plataforma para elétricos da BMW vai aposentar modelos atuais

Com lançamento da sua nova plataforma de carros elétricos em 2025, BMW vai eliminar todos os modelos atuais a combustão e lançar só elétricos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

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BMW
Blog afirma que iX4 será feito sobre a nova plataforma Neue Klasse
Crédito:BMW/Divulgação

A migração para os carros puramente elétricos vai acabar com alguns modelos atuais. No caso da BMW, por exemplo, o X4 não deverá ganhar nova geração. Ele será substituído pelo SUV elétrico iX4 nos próximos anos. É o que afirma o BMW Blog, baseado no fórum Bimmerpost, que costuma fazer previsões sobre o futuro da marca bávara.

De acordo com a publicação, os planos de eletrificação da BMW estão avançando. Em 2025, por exemplo, a fabricante adotará a plataforma Neue Klasse EV-first, o que alteraria drasticamente sua gama de produtos. Desse modo, um modelo que pode cair em desuso é, justamente, o BMW X4, que seria descontinuado ao fim da atual geração.

BMW
BMW/Divulgação

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As especulações apontam que não justificaria o investimento em uma nova geração para o X4 Sports Activity Coupe, visto que o retorno financeiro do SUV cupê movido a combustão não compensa. Há quem diga que o projeto G46 – nome provisório da próxima geração – pode ter sido cancelado. Mas o próprio BMW Blog enfatiza que isso é algo “não confirmado”.

Planos

De acordo com o blog, “a plataforma Neue Klasse chega em 2025 para servir de base a um veículo do segmento sedã e um SUV”. Para eles, o NA5 iX3 é provavelmente esse SUV, seguido, um ano depois (2026), pelo NA7 – iX4. Ou seja, os protótipos devem começar a circular por aí a partir de 2024.



Como todos os modelos baseados na Neue Klasse, o iX4 usará baterias Gen6. Essa bateria, que pertence à sexta geração, oferecerá benefícios como o peso 20% menor, autonomia 30% maior e velocidade de recarga também 30% superior. Além disso, a ideia consiste em reduzir os custos de produção em 50% em comparação com as células usadas hoje em dia. Por fim, a promessa é ter 60% menos emissões de CO2 no processo de fabricação.


Com o aumento significativo nas velocidades de carregamento, espera-se que os novos modelos suportem potência máxima de carregamento de 270 kW. A bateria terá mais níquel, mas menos cobalto e virá em duas alturas diferentes, a depender da aplicação. No quesito longevidade, a BMW diz que as novas baterias Gen6 ainda manterão mais de 80% de seu desempenho mesmo após 10 anos de uso. Ou seja, a Tesla que se cuide.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.