A BMW iniciou às vendas de dois novos modelos da divisão esportiva M no País: o M2 Competition e o Série 2 Gran Coupé M235i xDrive. Importados da Alemanha, eles desembarcam com tabela de R$ R$ 439.950 e R$ R$ 308.950, respectivamente.
O M2 Competition, que está à venda por aqui desde o segundo semestre de 2018, tem como destaque agora a opção de câmbio manual de seis marchas, nada mais purista do que isso. Sob o capô, foi mantido o mesmo seis cilindros 3.0 biturbo do M3 e M4. Com algumas modificações em relação aos irmãos maiores, rende 410 cv e 56 mkgf de torque. Entre as modificações estão um radiador central, dois laterais e radiador de óleo. Com o pacote M Driver, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e chega a 280 km/h, de acordo com a fabricante.
Ele tem ainda um sistema de escapamento com membranas que permite a modulação do som que é emitido. Assim, ao toque de um botão é possível aumentar ou reduzir quão grave é o som que é propagado. Na parte eletrônica traz controles de tração e estabilidade e modos de condução. Os freios têm 380 mm de diâmetro na frente e 370 mm atrás. Eles ficam “escondidos” por rodas de 19 polegadas da linha M.
Leia Mais
M2 Competition: melhorias
O M2 Competition recebeu uma estrutura de fibra de carbono que age como uma barra de torção, aumentando a rigidez na região. A direção eletroidráulica foi recalibrada e o diferencial ativo M foi melhorado. Do M3/M4 também vieram os eixos, e as suspensões ganharam itens de alumínio forjado.
De série estão presentes acesso ao carro e partida sem botão. Há sensores de chuva, de obstáculos na frente a atrás e de acendimento dos faróis. Outros itens são ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, controle de velocidade adaptativo (ACC), auxílio a direção para o motorista (Driving assistant), faróis Full-LED adaptativos, seis air bags e os controles de tração e estabilidade recalibrados.
Série 2 Gran Coupé M235i xDrive
O Série 2 Gran Coupé M235i xDrive, tabelado a R$ 308.950, tem motor 2.0 turbo de 306 cv e e 45,9 mkgf. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, nas quatro rodas. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,8 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.
Ele é uma versão mais esportiva, mas ainda não é um M efetivamente. Vale lembrar que os modelos da BMW com a letra M acompanhado de três números são os “semiesportivos”, um passo intermediário na escada de potência da companhia. O modelo tem três opções de acabamento: couro preto, vermelho/cinza ou alcantara preto/azul.
Entre os itens de série há teto solar panorâmico e o pacote MSport de acabamento com volante, cinto de segurança, bancos dianteiros esportivos e as soleiras das portas. Ele traz ainda assistente de estacionamento, câmera e head-up display, entre outros.