Não é propriamente uma novidade, mas faltava a posição oficial da fabricante: a BMW autorizou o desenvolvimento de um sedã baseado no hatch Série 1. As informações são da revista inglesa Autocar e dão conta de que o carro, por ora, é conhecido internamente como NES (New Entry-level Sedan, ou seja, novo sedã de entrada). Confira na imagem uma projeção do modelo.
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O sedã, previsto para chegar ao mercado em 2017, fará parte da linha de carros de tração dianteira da fabricante. Junto dele, haverá a versão de produção da Compact Active Tourer – a ser apresentada no próximo Salão de Genebra, em março de 2014 – e a segunda geração do crossover X1, que chega em 2015. Ele precederá a terceira geração do hatch Série 1, que também abandonará a tração traseira.
Na parte mecânica, o carro deverá utilizar a mesma plataforma do novo Mini, que será apresentado no Salão de Los Angeles ainda em 2013. Os motores devem incluir unidades de quatro e três cilindros e, em um segundo momento, motorização híbrida.
A meta do futuro Série 1 sedã é combater os rivais Audi A3 Sedan e Mercedes-Benz CLA, daí a arquitetura similar. Dois dos principais mercados que a BMW cita como alvos são os Estados Unidos e a China, onde há uma demanda crescente por sedãs pequenos de quatro portas provenientes de marcas mais luxuosas.
Outra possibilidade é a do carro ser fabricado no Brasil. Com a fábrica da BMW já sendo erguida em Santa Catarina e suas rivais alemãs com produção confirmada no país, é provável que o modelo se junte ao sedã Série 3 na linha de produção da marca por aqui.