A BMW lançou a segunda geração do esportivo M2, com vendas a partir de abril de 2023. Conforme a marca, o esportivo mantém a tradição e se destaca pelo motor. Além disso, há mais recursos eletrônicos. Porém, o que mais chama a atenção é o visual, cujo destaque são os grandes para-choques com linhas retas. Tanto na dianteira quanto na traseira, o modelo feito no México tem estilo quadradão.
Além disso, a grade e o conjunto óptico, com faróis de LEDS e fachos adaptativos, foram redesenhados. A parte inferior do para-choque dianteiro traz enormes entradas de ar. Atrás, há quatro saídas de escape bastante proeminentes. O novo BMW M2 tem 4,58 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,40 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,75 m.
BMW M2 tem motor 3.0
Para garantir a esportividade, o BMW M2 mantem a tração na traseira. Aliás, o controle de tração pode ser ajustado em dez níveis. Outra atualização bem-vinda é o reforço estrutural. Bem como o sistema de diferencial com controle ativo, batizado de M, e a suspensão adaptativa.
Seja como for, a cereja do bolo é o motor 3.0 TwinPower turbo. Trata-se do mesmo seis cilindros em linha que equipa os irmãos maiores M3 e M4. Graças aos 466 cv de potência e 56,1 mkgf de torque, entregues a partir das 2.650 rpm, o M2 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Esse número é da versão com câmbio automático de oito velocidades.
Opcionalmente, há a caixa manual de seis marchas. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,3 segundos. A velocidade máxima, independente do conjunto, é limitada a 250 km/h. Porém, é possível liberar a cavalaria para que o carro chegue aos 285 km/h.
Duas telas em uma
Aliás, em relação às repostas o BMW M2 traz várias opções de modos de condução. Inclusive, uma delas engloba ajustes específicos para acelerar em pistas. Por dentro, o cupê ganhou o conjunto Live Cockpit Professional. Ou seja, há duas telas curvas integradas em uma única peça. O sistema, igual ao do elétrico iX, tem uma tela de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e outra de 14,9″ da central multimídia.
No mais, o esportivo da BMW pode vir com teto de fibra de carbono, vendido como opcional. De série, as rodas são de liga leve de 19″ na frente e de 20″ atrás. Ar-condicionado automático de três zonas, sistema de navegação com o BMW Maps e diferentes opções de materiais e cores nos revestimentos também estão disponíveis. O head-up display, que projeta informações do carro no para-brisa, é opcional.
Há, ainda, assistentes de direção e de manobras e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Um botão no console central permite ajustar as respostas de motor, câmbio, chassi, direção, freios e tração. O novo BMW M2 deve chegar ao Brasil entre o fim de 2023 e o início de 2024.