Apesar de relativamente recente, a BMW quer reinventar sua linha de carros elétricos. Depois de apresentar o sedã Vision Neue Klasse (nova classe, em alemão) no ano passado, chegou a vez de a montadora revelar o primeiro SUV com essa nova identidade, o Vision Neue Klasse X – uma vez que a letra X designa os utilitários esportivos da marca. Serão seis carros elétricos feitos na mesma plataforma, que serão lançados entre 2025 e 2027. Desse modo, o novo modelo vai substituir o atual iX3, que chegou ao mercado em 2020 (no Brasil, em 2022).
Com produção marcada para 2025, o Vision Neue Klasse X oferece uma clara direção sobre o design que terá a versão de produção. A primeira característica que chama a atenção é uma grade dianteira menor e mais discreta, já que nos últimos anos a BMW foi muito criticada por fazer carros com grades gigantescas e desproporcionais.
No Vision Neue Klasse X, aliás, a peça tem até um ar retrô, que lembra clássicos da marca como o 2002. Entretanto, a grade ainda chama a atenção por conta da iluminação nas bordas. Além disso, o formato da carroceria é 20% mais aerodinâmico que a atual linha de SUVs da marca e os pneus e freios são 25% mais eficientes, de acordo com a BMW.

Tecnologia é o forte da BMW
O Neue Klasse X terá uma proposta totalmente voltada à tecnologia, com botões no volante multifuncional que vão interagir com os sistemas de visão panorâmica e com o display central. Por ali será possível ajustar os “sons” presentes no carro, ou seja, efeitos sonoros artificiais que poderão ser ouvidos na cabine.
A visão panorâmica promete elevar a experiência de entretenimento um degrau acima. Isso porque o sistema projeta informações por todo o pára-brisa em uma altura alinhada perfeitamente com os olhos do motorista. Combinado com o assistente de voz inteligente, a BMW diz que a experiência de integração humano-carro será mais fácil e intuitiva.

O interior incorpora materiais recicláveis, como plásticos encontrados em oceanos, com desenvolvimento sustentável e livres de petróleo na fabricação. Outro destaque é a posição do banco ligeiramente elevada, o que oferece mais segurança na condução. Por fim, há iluminação ambiente com cores exibidas também para as superfícies têxteis retroiluminadas do painel.

Motorização em sigilo
Por ser um protótipo, ainda não dá para saber qual será o conjunto mecânico que equipará o carro de produção. O que está confirmado, entretanto, é que o modelo usará a sexta geração da tecnologia eDrive da BMW, que promete uma melhoria de 30% na autonomia e no tempo de recarga, permitindo que os veículos carreguem o suficiente para um alcance de 300 quilômetros em apenas dez minutos. A construção será feita em arquitetura de 800 volts.
A produção do Neue Klasse X – que basicamente atuará como uma segunda geração do iX3 – começa no ano que vem na fábrica da BMW de Debrecen, na Hungria. Contudo, a versão a combustão X3 ainda deve permanecer em linha por mais alguns anos e deve ganhar uma nova geração no último trimestre deste ano. O carro, inclusive, já foi até flagrado em testes. Mas haverá uma clara separação em relação ao novo SUV elétrico nesse caso.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!