RAFAELA BORGES
O Brasil ganhou a competição com o México para ser sede da fábrica que a BMW terá na América Latina, de acordo com a coluna especializada em automóveis Alta Roda. Inicialmente, a planta deve funcionar no regime CKD – kits de peças são importados da Alemanha e o carro é apenas montado em território nacional.
Os primeiros rumores sobre a fábrica da BMW no País surgiram em março, em uma reunião anual que a montadora promove com a imprensa em Munique (Alemanha). Em abril, o presidente da subsidiária brasileira, Henning Dornbusch, afirmou que o Brasil era fortíssimo candidato a receber a planta.
Publicidade
Procurada ontem, a BMW do Brasil não confirmou que a decisão sobre o local da fábrica já foi tomada. De acordo com a fabricante, isso ocorrerá entre setembro e outubro.
Ainda conforme a BMW do Brasil, cinco Estados do País estão na disputa pela fábrica: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. No momento, uma comissão formada por funcionários da subsidiária local e técnicos da matriz está visitando os dois últimos.
A fábrica produzirá um dos modelos de entrada da marca. O mais cotado é o utilitário-esportivo X1, atualmente importado da Alemanha. Vale lembrar que as duas principais rivais da BMW, Audi e Mercedes-Benz, já fabricaram automóveis no Brasil.