A BYD enviou ao Brasil uma remessa de 60 mil carros híbridos e elétricos no primeiro semestre de 2024. Segundo a montadora, 20 navios próprios com os veículos da marca atracaram nos portos do Espírito Santo e de Pernambuco lotados de modelos como o sedã híbrido King e o SUV Song Pro.
A ação dos chineses é uma manobra para se antecipar ao aumento da alíquota do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos, retomado neste ano. Carros 100% elétricos eram isentos do imposto desde 2016, enquanto os híbridos variavam a taxa em até 4%. Em janeiro, a alíquota subiu para 12% e outro aumento acontecerá agora em julho, subindo para 25%. O teto máximo, de 35%, virá em julho de 2026. Segundo o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, a retomada dos impostos servirá para promover a produção de veículos eletrificados no País.
BYD prepara fábrica de Camaçari
Além das importações, a BYD terá sua própria fábrica no Brasil, sendo ela a maior fora da China. A construção, iniciada em março, sairá do zero no terreno que pertenceu ao complexo da Ford, em Camaçari, na Bahia. Assim, a expectativa é de que alguns dos modelos chineses, como, por exemplo, os hatches elétricos Dolphin e Dolphin Mini, o SUV híbrido Song Plus e o elétrico Yuan Plus, passem a ter produção nacional a partir de 2025.
BYD quer ser a terceira marca no Brasil
Para alcançar o objetivo de se tornar a terceira maior dentre as marcas em atividade no Brasil nos próximos quatro anos, a BYD tem como meta vender até 100 mil carros no País ainda em 2024. Para isso, terá uma rede de 200 lojas e 11 modelos à venda.
Atualmente, o portfólio da montadora conta com os modelos Dolphin Mini, Dolphin, Song Plus, Yuan Plus, Seal, Tan, Han e o recém-chegado King. Além destes, chegará ao Brasil a Shark, primeira picape híbrida do País. O modelo, que poderá custar até R$ 300 mil, virá no 2º semestre para rivalizar, por exemplo, com Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10.
A picape híbrida contará com um conjunto que une um motor 1.5 turbo de 192 cv a outros dois propulsores elétricos que somarão, ao todo, 430 cv. Assim, deverá estrear como a picape mais potente do Brasil.
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