O BYD King, recém-chegado ao mercado, conseguiu superar o Corolla híbrido nas vendas de julho. Esse era o principal objetivo da montadora chinesa quando lançou o sedã no Brasil. Conforme os dados de emplacamentos, foram 593 unidades do BYD King, das quais 571 são da versão GS (topo de linha) e 22 da GL. Já o Corolla Altis hybrid somou 348 unidades emplacadas. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
O King chegou com preço competitivo, a partir de R$ 175.800, na configuração de entrada GL e por
R$ 187.800 na opção GS, de topo de linha. Já as opções híbridas do Toyota Corolla são mais caras e custam R$ 190.120 (Altis Hybrid) e R$ 200.910 (Altis Hybrid Premium). Vale ressaltar que a rivalidade do BYD King acontece somente com a versão híbrida do Corolla, que não é um híbrido plug-in como o modelo chinês.
Comparativo entre os sedãs
O BYD King é um híbrido plugável em tomadas (PHEV). Ou seja, pode ser conectado em carregadores e eletropostos e traz baterias de 8,3 KWh (versão GL) e de 18,3 KWh (GS). Estas, com a carga completa, oferecem alcances de 32 km e de 80 km, respectivamente. Portanto, o sedã chinês requer recarga externa para entregar maior eficiência e autonomia.
Na mecânica, o sedã chinês traz motor 1.5 aspirado a gasolina (por enquanto, não é flex) e um propulsor elétrico. O conjunto gera 235 cv de potência na versão GS e 209 cv no modelo de entrada.
Por sua vez, o Corolla híbrido (HEV) não pode ser recarregado em fonte externa. O sistema da Toyota combina motor 1.8 litro flex, outros dois elétricos e uma bateria de 1,3 KWh. O motor a combustão gera 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, e o elétrico que traciona as rodas dianteiras produz 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. Assim, somente na próxima geração o Corolla será páreo para o chinês, com sistema plug-in e 2.100 km de autonomia.