Se a BYD assustou a clientela brasileira com o alto preço do SUV elétrico Tan, na China a história é outra. O Yuan Plus, novo modelo da marca chinesa, acaba de chega às lojas de lá por preços, digamos, acessíveis. Com entregas a partir do fim de março, o SUV 100% elétrico custa de 132.800 a 152.800 yuan – algo como R$ 108.500 e R$ 125 mil, na conversão direta. O valor é equivalente ao do Fiat Pulse com motor 1.0 turbo flex.
Feito sobre a nova plataforma da BYD, exclusiva para carros elétricos, o Yuan Plus é inédito. Seu motor elétrico tem potência máxima de 150 kW, o equivalente a 204 cv. Já o torque é de 31,6 mkgf. Assim, é rápido nas acelerações e vai de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 160 km/h.
Publicidade
Para comparação, o Fiat Pulse 1.0 turbo tem 130 cv e 20,4 mkgf de torque. Segundo a marca italiana, acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. Já o consumo médio segundo o Inmetro é de 8,5 km/l na cidade, e de 10,2 km/l na estrada. Ou seja, o tanque de combustível de 47 litros lhe dá autonomia com etanol entre 399 km e 479 km – contando aí a reserva.
Pois o BYD Yuan Plus faz até mais que o Fiat Pulse por carga. As baterias Blade, com lâminas mais leves, menores e mais resistentes, entregam no novo SUV uma autonomia entre 400 km e 500 km. O alcance varia de acordo com a versão de acabamento, que pode ter um pacote de baterias de 50 kWh ou de 60 kWh, que vem nas versões mais caras.
Leia Mais
Porte
Embora tenha preço de Fiat Pulse, o porte do Yuan Plus está mais próximo do de outro SUV da Stellantis: o Jeep Compass. Entretanto, como chegaria mais caro por aqui, concorreria com o também elétrico JAC E-JS4, que custa quase R$ 265 mil.
O utilitário da BYD tem 4,46 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. Visualmente, o SUV é bem resolvido e tem estilo elegante e alinhado à nova identidade visual da marca. Tem faróis afilados, carroceria com poucos vincos, lanternas que preenchem a traseira e detalhes cromados por todos os lados.
Tem até karaokê!
A bordo, o Yuan Plus tem volante com acabamento na cor laranja e tela com 15,6″ que gira nas posições horizontal e vertical, bem como 4G nativo. Destaque para o painel limpo, sem botões físicos – é tudo por toque. Mas o detalhe curioso é o Karaokê. Isso, mesmo! Enquanto o carro está parado, dá para cantar – tem um microfone sob o descansa-braço central.
Já a lista de equipamentos do SUV chinês é farta. Tem ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas com abertura elétrica. Há ainda ajuste elétrico nos bancos dianteiros e entradas USB espalhadas por todos os lados da cabine. Se vier para o Brasil com tudo isso e por valor similar, pode surpreender.