Song L, Seal U, agora, Sea Lion 07. Cada hora a BYD inventa um SUV para tentar arrancar o reinado do Tesla Model Y. Este último, cuja tradução do nome para o português significa “Leão-Marinho” estreou na semana passada, durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, na China, como o SUV oficial do sedã Seal. No país asiático, deve chegar no ano que vem. Mas, para o Brasil, apesar das expectativas, não há nada oficial até o momento.
Que carro é esse?
O Sea Lion 07 – que dará origem a uma família de SUVs, com sobrenome 05 e 06 – é um SUV-cupê com motorização elétrica. Com base na plataforma eletrônica 3.0, tem a tecnologia de integração de baterias Cell to Body (CTB), onde o conjunto fica embutido debaixo do assoalho. No entanto, ainda não se sabe nenhum detalhe sobre a propulsão. Cabe lembrar que o sedã que dá origem ao SUV conta com dois motores elétricos (um em cada eixo) que, juntos, somam mais de 500 cv.
A princípio, o Sea Lion 07 pertence à linha Ocean da BYD. Ou seja, é inspirado em mamíferos aquáticos. O hatchback médio Dolphin, por exemplo, vem do inglês “Golfinho”, já o nome do sedã Seal significa “Foca”. O novato é, portanto, derivado do carro-conceito Ocean-X, apresentado há dois anos pela marca chinesa e projetado por uma equipe liderada pelo ex-Audi, Wolfgang Egger. O designer atua na marca chinesa desde 2016.
Visualmente, trata-se de uma evolução do Seal. O SUV compartilha a mesma estética frontal, com faróis recortados. Nas laterais, segue a cartilha SUV-cupê, com coluna C inclinada. E, por fim, na traseira, novamente o estilo do Seal. Muda apenas o layout das lanternas, que também têm iluminação por LEDs e atravessam a tampa do porta-malas.
Em medidas, o SUV tem 4,83 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,62 m de altura e 2,93 m de entre-eixos. Contará com um sistema inteligente de controle de carroceria dedicado a modelos elétricos, chamado Cloud Chariot. De acordo com a imprensa chinesa, o Sea Lion 07 deve ter preços a partir de 200 mil yuans (pouco mais de R$ 137 mil, na conversão direta).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!