O mercado de modelos híbridos segue movimentado pelo embate das marcas BYD e Toyota. Primeiro, Corolla Hybrid e King disputam o mercado dos sedãs médios, e agora chega a vez dos SUVs médios, onde o recém-chegado Song Pro disputa a vaga contra o Corolla Cross Hybrid. Qual deles vale o seu dinheiro? Nosso comparativo técnico pode ajudar.
Antes de comparar os SUVs, um adendo: é importante dizer que, apesar de serem modelos médios híbridos, e que vão buscar basicamente a mesma clientela, falamos de híbridos diferentes. O Corolla Cross Hybrid é um HEV, ou seja, um híbrido-pleno. Já o Song Pro é um PHEV, um híbrido plug-in, do tipo que carrega em uma tomada, por exemplo. Dito isto, seguimos com o comparativo.
Comparativo BYD x Toyota: Desempenho e consumo
O modelo médio da Toyota foi, por algum tempo, a opção número um do público, mas logo a concorrência importada começou a incomodar. O Toyota acaba de mudar de visual na Tailândia, e ganhou nova versão faróis de LED revisitados, com visual mais bem trabalhado, enquanto a grade tem elementos texturizados, que parecem moldados à carroceria.
Entretanto, a motorização segue a mesma: o motor 1.8 16V, de ciclo Atkinson, com 98 cavalos e 14,4 mkgf de torque, é pareado com o elétrico de 72 cavalos e 16,6 mkgf, com transmissão CVT, para o total de 122 cv combinados.
O Song Pro, vendido nas versões GL e GS, usa um motor 1.5 aspirado a gasolina gera 98 cv de potência e 12,4 mkgf de torque máximo, e trabalha em conjunto um motor elétrico. Este também fica na dianteira e produz 197 cv e 30,6 mkgf. Assim, combinados, geram 223 cv na versão de entrada GL, e alcançam os 235 cv do Song Plus na versão de topo GS. A marca também fala em uma autonomia total de 1100 km, com um tanque de combustível e 100% de carga.
De acordo com o PBEV, o Song Pro GL (com bateria de 12,9 kWh) faz 14,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. Contudo, o modelo GS (com bateria de 18,3 kWh) faz 15,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Segundo números do Inmetro, o Corolla Cross híbrido pode rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade. Sua bateria, entretanto, tem apenas 1,3 kWh de capacidade.
Dimensões, espaço interno e para a bagagem
Em relação às dimensões, o BYD Song Pro mede, com 4,74 metros, e na altura, com 1,71 m. Já a largura, entretanto, é menor que o irmão Song Plus (1,86 m), enquanto o entre-eixos mede 2,72 m. Seja como for, o porta-malas de 520 litros é enorme e até superior ao de sedãs.
Para comparação, o Corolla Cross tem 440 litros. O rival da Toyota mede 4,46 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos.
Tecnologia embarcada e itens de série: BYD e Toyota impressionam
Como em todos os carros da BYD, o destaque a bordo é o multimídia central. No caso do Song Pro, a tela giratória tem 12,8 polegadas, enquanto o display de LCD do quadro de instrumentos tem 8,8″. E não pense que a lista de equipamentos é modesta. O novo SUV vem de série, por exemplo, com ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, chave presencial, abertura elétrica do porta-malas e banco do motorista com ajustes elétricos.
Dessa forma, a lista descarta itens mais sofisticados, como teto solar panorâmico e assistentes de condução semiautônomos, como frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. Mas tem um pacote completo de itens de segurança, com seis airbags (incluindo dois de cortina), ABS, controle de estabilidade, monitor de pressão dos pneus e freio eletrônico com Auto Hold e assistente de descida em rampas.
O destaque no Corolla Cross é o quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável, com tela de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE. A central multimídia Toyota Play, de 9″, como no Corolla, têm espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de fios. De resto, a lista tem bancos revestidos com couro, teto solar e modos de condução Eco, Normal e Power. Outro ponto interessante para o uso no dia a dia é a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, também por meio de sensores acionados pelos pés (kick sensor).
Para a segurança, tem controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB). Item, portanto, disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, há dois novos sensores dianteiros de estacionamento. Ademais, o Toyota Safety Sense (TSS) conta com sistema de pré-colisão frontal que detecta veículos, pedestres e ciclistas. Tem, também assistência de permanência de faixa com alerta de mudança.
Valores
O BYD Song Pro chega disponível em duas versões: GL, de R$ 189.800, e GS, de R$ 199.800. Para o comparativo, foi considerada a versão híbrida do Toyota Corolla Cross, com duas versões de acabamento: a XRV Hybrid, por R$ 202.690, e a XRX Hybrid, disponível por R$ 210.990.
O Jornal do Carro também está no Instagram!