A BYD terá, em breve, mais um lançamento no mercado brasileiro: o Yuan Plus. O SUV elétrico estreou em sua terra natal no começo deste ano e a marca chinesa pretende lançá-lo aqui ainda em 2022. O preço deve ficar um pouco mais em conta que nos elétricos à venda no País, como o SUV de 7 lugares Tan EV. Espera-se algo em torno de R$ 300 mil.
A informação foi dada pelo diretor de vendas de veículos elétricos da BYD Brasil, Henrique Antunes, ao site Inside EVs. “O Yuan Plus (chamado de Atto 3 na Europa) é uma certeza de chegar ao Brasil ainda este ano”, afirmou. O executivo disse ainda que o SUV vai se colocar no mercado como “elétrico de entrada da marca, com preço abaixo de R$ 300 mil”.
De acordo com Antunes, o Yuan Plus tem baterias Blade, com lâminas mais leves, menores e mais resistentes. O conjunto tem capacidade de quase 50 kWh e entrega autonomia próxima a 400 km no ciclo asiático. Na China, pode ter pacote de baterias de 60 kWh nas versões mais caras. O novo SUV é o primeiro veículo construído na nova plataforma 3.0 da BYD, dedicada a elétricos. Ele desembarca em nosso mercado no início de dezembro.
Dados
O veículo tem, portanto, motor elétrico com potência máxima de 150 kW, o equivalente a 204 cv. O torque chega a 31,6 mkgf. Assim, vai de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A velocidade máxima fica limitada em 160 km/h.
O utilitário da BYD tem 4,46 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. Visualmente, tem faróis afilados, carroceria com poucos vincos e lanternas que preenchem a parte traseira. Os detalhes cromados estão por todos os lados da carroceria.
Na lista, o modelo terá itens como controle de cruzeiro adaptativo, teto panorâmico e multimídia com tela rotativa (de 15,6″), por exemplo. O Yuan Plus será novidade para 2023 ao lado do hatch Dolphin. Assim, dá para esperar a modernidade dos irmãos elétricos Tan EV, Han EV e o Song Plus DM-i, entretanto, com preço menor. Por fim, cabe lembrar que a marca ainda tem no portfólio o monovolume D1 EV, com foco nas vendas diretas.