BYD Seal 06
BYD/Divulgação

BYD vende quase 1 milhão de carros eletrificados no 2º trimestre

Com recordes de emplacamentos entre híbridos e elétricos, BYD se prepara para enfrentar entraves em mercados-chave nos próximos meses

Por Thais Villaça 04 de jul, 2024 · 4m de leitura.

Os EUA podem até criar medidas protecionistas à indústria local com impostos exorbitantes para carros chineses, mas isso não impede o rápido crescimento das marcas originárias do país oriental. Maior fabricante de eletrificados da China, a BYD, por exemplo, vendeu quase 1 milhão de unidades de carros elétricos e híbridos apenas no segundo trimestre de 2024.  

De acordo com a Bloomberg, o aumento recorde nas vendas da marca se deu em parte por conta dos cortes de preços em toda sua linha no início deste ano. Assim, depois de um começo de ano lento, a montadora decidiu sacrificar a lucratividade para aumentar a competitividade em relação a modelos a combustão de marcas estrangeiras. 

Navio BYD
BYD/Divulgação

Recordes para a BYD

Quando se fala apenas de carros elétricos, a BYD emplacou 426 mil unidades, se aproximando da Tesla, líder global nesse segmento, com 441.019 carros no trimestre. Além do crescimento da gigante chinesa, a empresa de Elon Musk tem enfrentado uma queda expressiva em mercados-chave como China e Europa recentemente. De acordo com analistas, a fabricante deve registrar queda de 6% no período.

Entre abril e junho, a BYD registrou recorde de vendas de 982.747 unidades em todo o mundo, entre híbridos e elétricos. Somente no mês passado, aliás, as entregas chegaram a 340.211 veículos, outro recorde na comparação mensal. As exportações, por sua vez, cresceram em mais de 100 mil unidades pela primeira vez em um período em que as tensões comerciais também aumentaram.

BYD Shark
BYD/Divulgação

Futuros passos

Entretanto, as resistências dos EUA e, mais recentemente, da União Europeia em relação às exportações chinesas podem atrapalhar as ambições globais da BYD em mercados importantes para o seu desenvolvimento. Na Europa, por exemplo, as vendas têm caído antes mesmo da implementação de tarifas adicionais. Como medida para cativar os consumidores está o patrocínio do Campeonato Europeu de futebol.

Ainda durante o segundo trimestre, a marca chinesa lançou a Shark, sua primeira picape híbrida, no México. O modelo chega ao Brasil nos próximos meses. Além disso, revelou também uma nova plataforma híbrida plug-in capaz de oferecer mais de 2.000 km de autonomia, o que deve impulsionar as vendas. As ações da BYD em Hong Kong subiram 15% no período, ultrapassando o crescimento de 13% dos papeis da Tesla. Além disso, superou com folga outras montadoras mais tradicionais, que apresentaram queda no último trimestre.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD King: sedã hibrido plug-in quer ser o novo rei do segmento
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.