Novato da Citroën deve ficar à frente de Tiggo e 2008 no mês de novembro
Por
Rafaela Borges
29 de nov, 2018 ·
4m de leitura.
O C4 Cactus, da Citroën, está chegando ao seu segundo mês completo de vendas. Se não teve estreia triunfal como a de alguns outros SUVs, como o HyundaiCreta e o Honda HR-V, ele mostra um crescimento gradual.
Em novembro, deverá conseguir deixar dois rivais para trás no segmento de SUVs compactos. Há possibilidade também de superar um terceiro, pois suas vendas estão aumentando nos últimos dias.
Por enquanto, o C4 Cactus somou 1.024 emplacamentos, de 1º a 28 de novembro – restando dois dias úteis para o encerramento do mês. Com isso, ficou à frente do Tiggo e do “irmão” 2008.
O modelo da Chery teve 735 unidades vendidas, ante as 778 do 2008.
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1/20
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
2/20
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
3/20
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
4/20
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
5/20
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
6/20
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
7/20
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
8/20
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
9/20
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
10/20
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
11/20
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
12/20
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
13/20
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
15/20
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
16/20
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
17/20
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
18/20
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
19/20
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
20/20
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
C4 Cactus x WR-V
O WR-V, que no mês passado havia ficado atrás de Tiggo e 2008 no ranking de vendas, se recuperou. No acumulado do mês de novembro, soma 1.104 unidades vendidas.
VÍDEO: C4 CACTUS É SUV OU HATCH?
É uma boa recuperação ante os dois meses anteriores. O WR-V havia somado, respectivamente, 787 e 891 emplacamentos em setembro e outubro.
Porém, como está há exatas 80 unidades do modelo da Honda, o C4 Cactus ainda tem chances de ganhar seu lugar. As vendas do modelo da Citroën vêm mostrando aceleração nos últimos dias.
Detalhes sobre o C4 Cactus
Entre os SUVs da PSA, o Cactus marca a estreia da combinação entre motor turbo de 1,6 litro (173 cv) com câmbio automático de seis velocidades.
O outro motor disponível é o 1.6 aspirado, com até 118 cv. Ele pode vir com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis.
Os preços do Cactus vão de R$ 68.990 a R$ 98.990. A montadora está dando, na compra do carro, valorização de R$ 3 mil no preço do usado a ser dado na troca.
Para os demais carros de passeio da marca, o valor da valorização do usado é um pouco maior: R$ 4 mil.