Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

24/03/2023 - 7 minutos de leitura.

Cadeirinhas infantis: Chicco, Maxi-Cosi e outros modelos encaram crash-test

Teste realizado pelo Latin NCAP aponta as cadeirinhas infantis mais seguras à venda na América Latina; Maxi-Cosi e Nuna lideram o ranking

Teste realizado pelo Latin NCAP avaliou impactos em 14 modelos Crédito: (Latin NCAP/Divulgação)

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Centro de debate sobre a obrigatoriedade nos últimos anos, as cadeirinhas infantis são itens de segurança primordiais na condução de bebês e crianças. E podem salvar vidas em caso de colisão de um automóvel, por exemplo. Nesse sentido, foram divulgados os resultados do Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil (PERSI). O teste feito pelo Latin NCAP avaliou modelos à venda na região da América Latina e Caribe.

Os quatorze modelos testados se revelaram mais seguros, com pontuações entre 3 e 5 estrelas, algo inédito, por exemplo. Entretanto, há uma explicação para isso: alguns produtos são oferecidos na Europa, onde a regulamentação é mais rigorosa.

De toda forma, os bons resultados do teste demonstram maior rigor nos protocolos. Bem como um maior empenho das marcas em oferecer produtos melhores. No entanto, grande parte da frota de carros que circula na América Latina ainda não tem ancoragem Isofix. E isso implica diretamente na segurança diária do transportes de bebês e crianças.

Continua depois do anúncio


Leia Mais


Quatorze modelos vendidos na América Latina e Caribe foram testados (Latin NCAP/Divulgação)

Falta de regulamentação sobre cadeirinhas “é inaceitável”, diz Latin NCAP

Entre as cadeirinhas avaliadas, estão, por exemplo, quatro modelos de bebês conforto, quatro conversíveis para bebês ou crianças, quatro assentos “multigrupo” (usados ​​nos modos integral e auxiliar), além de dois elevatórios com suporte para as costas.

Sobre os resultados, o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, foi contundente: “É inaceitável que ainda existam países em nossa região que não tenham regulamentação de SIR (Sistemas de Retenção Infantil) e que, portanto, não exijam o seu uso. Ou que não permitam SIR aprovados pelas normas mais recentes da ONU, por exemplo. Afinal, estas cadeirinhas podem reduzir em 80% a probabilidade de morte ou ferimentos graves”.


Para Furas, é urgente dar o primeiro passo, que é a regulação, assim como a exigência de cadeirinhas no transporte infantil. Assim, com melhorias regulatórias, o Latin NCAP acredita que as classificações PESRI terão incentivo. E, dessa forma, “passarão a fornecer aos consumidores uma visão independente sobre o desempenho de segurança na vida real”.

Surpreendentemente, há um bom número de modelos na posição mais segura do ranking. O que, por sua vez, garante ao consumidor uma boa variedade de opções. Marcas como Maxi-Cosi e Nuna aparecem em destaque, por exemplo.

Ainda assim, é desejável um controle mais rigoroso sobre a segurança das cadeirinhas (Latin NCAP/Divulgação)

Condições do teste

Contudo, segundo o Latin NCAP, o teste com as cadeirinhas tiveram foco em impactos frontais e laterais, com parte da estrutura de um Volkswagen Polo para as colisões frontais. Para medir o impacto lateral, utilizou-se um banco traseiro que atinge uma porta estática com inclinação de 10 graus, que simula a colisão em um cruzamento ou poste.

O teste, no entanto, não avalia todas as posições das cadeiras, mas apenas as consideradas mais exigentes. Por fim, a facilidade do uso das cadeirinhas teve sua avaliação conduzida por meio de uma lista de verificação adaptada à situação da América Latina. Em suma, confira abaixo o ranking com as cadeirinhas mais seguras do mercado, segundo o Latin NCAP.

5 ESTRELAS

Maxi-Cosi

Nuna

4 ESTRELAS

CBX

Chicco

Cybex

Joie

Nuna

3 ESTRELAS

Maxi-Cosi

Nuna

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
POLO TRACK PRIMEIRO REVIEW! “PELADO” POR R$ 80 MIL, SERÁ QUE VALE?

Notícias relacionadas

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

Mercado

Stellantis anuncia Leapmotor no Brasil, nova marca chinesa de elétricos

Segredos

Novo Ford Ecosport ganha projeções e terá versão híbrida

Notícias

Ford Territory surge reestilizado e com versão híbrida plug-in

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS