Você está lendo...
Câmbio automático: veja a forma certa de parar e sair com o carro
Notícias

Câmbio automático: veja a forma certa de parar e sair com o carro

Embora seja preferência da maioria, muitos condutores ainda utilizam o câmbio automático de forma errada na hora de dirigir e estacionar

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

29 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Strada CVT
Câmbio automático exige atenção
Crédito:Fiat/Divulgação

Atualmente, existem poucas opções de carros 0-km com câmbio manual à venda no Brasil. Afinal, embora muitos puristas sejam fãs desse recurso, a grande maioria opta pela transmissão automática. Além disso, a chegada de novas tecnologias inviabiliza cada vez mais a opção manual. Seja como for, a popularidade do câmbio automático não vem de agora. No entanto, mesmo que mais “simples”, alguns motoristas ainda utilizam essa tecnologia de forma errada. Portanto, separamos algumas dicas para reduzir danos e prolongar a vida do equipamento.

Logo de cara, é importante entender os controles do câmbio automático. Na alavanca, existem quatro posições, são elas: “P” (parking ou estacionar), “R” (ré), “N” (neutro) e “D” (direção). O neutro, por exemplo, é o famoso ponto morto, utilizado quando o carro está parado. Já o parking, como o nome sugere, serve para quando o motorista vai estacionar o veículo. Por fim, o “Drive” serve para colocar o carro em movimento e o “R” para engatar a marcha ré no veículo.



câmbio automático
Ford/Divulgação

Publicidade


Como é na prática?

Assim que o condutor entra no carro, é necessário pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada no “P”. Logo em seguida, pode-se colocar na posição “D” ou “R” para movimentar o veículo. No entanto, assim como de praxe, lembre-se de soltar o freio de mão. Além disso, a aceleração no carro automático deve ser feita de forma gradual. Uma dica importante é não colocar na posição “N” em ladeiras. Afinal, vai desativar o freio motor e o condutor pode perder o controle do veículo.

Na prática, a direção sem pedal de embreagem é mais simples. No entanto, requer alguns cuidados. Por exemplo, lembre-se de não pressionar ambos os pedais, de aceleração e frenagem, ao mesmo tempo. Isso porque pode causar um desgaste excessivo dos freios. Além disso, a forma correta de dirigir um veículo automático é utilizar apenas o pé direito, sem a necessidade do esquerdo para qualquer manobra. Por isso, existem um apoio para a perna esquerda.


Câmbio automático
Foto: Felipe Rau/Estadão

Estacionar um carro automático

Para estacionar o veículo, também existem algumas boas ficas. Assim que o condutor frear o veículo, é necessário tirar o carro do “D” e colocar na posição “N”. Em seguida, puxe o freio de mão e coloque na posição “P”. Mas atenção! Tome cuidado com o freio, pois o carro pode se mover antes de mudar para a posição parking. Por fim, puxe o freio de estacionamento para acionar a trava do veículo. Assim, preserva o sistema de transmissão e oferta mais segurança.

Cabe reforçar que é importante seguir o cronograma de manutenção do veículo. Isso inclui trocas de óleo, filtros, fluídos e a verificação geral. Como é o caso, por exemplo, dos freios. Afinal, são uma parte essencial da segurança e para o bom funcionamento da transmissão.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o Defender 110 PHEV, que roda 51 km em modo elétrico
Deixe sua opinião