Você está lendo...
Toyota GR Yaris ganha duas séries especiais limitadas a 100 unidades
Lançamentos

Toyota GR Yaris ganha duas séries especiais limitadas a 100 unidades

Esportivo Toyota GR Yaris recebe duas versões limitadas homenageando dois pilotos da Gazoo Racing no Campeonato Mundial de Rally

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

28 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

GR Yaris ganha duas versões limitadas preparadas pelos próprios pilotos da Gazoo Racing no WRC
Crédito:Toyota/Divulgação

O Toyota GR Yaris recebeu atualizações recentemente, e até uma opção de câmbio automático passou a fazer parte da linha. Mas a principal novidade são duas edições especiais, criadas para homenagear dois pilotos da Gazoo Racing no Campeonato Mundial de Rally: Sebastien Ogier e Kalle Rovanperä. A marca fala em apenas 100 unidades, mas não se sabe se serão apenas para o Japão ou para o mundo todo.

Entretanto, a novidade em si está na eletrônica dos modelos, que receberam um botão específico para um modo especial: o “Donut Mode/Kalle”, na versão Rovanperä Edition, e o “Morizo Mode/Seb”, na versão Ogier Edition. Os modos específicos substituem as opções Gravel e Track, disponíveis nos GR Yaris comuns.



Versão Kalle Rovanperä

Toyota/Divulgação
Pintura é inspirada no capacete de Rovanperä (Toyota/Divulgação)

Publicidade


Nesta versão, o modo Donut é praticamente o que se pensa: permite ao modelo executar os famosos “zerinhos”. Tecnicamente, a Toyota diz que o modo refere-se à “força aplicada às rodas dianteiras e traseiras para garantir o controle de deslizamento durante a deriva”.

Além disso, o modo Kalle funciona como um “diferencial traseiro de velocidade constante”. Assim, permitindo balançar a traseira ao entrar em uma curva, e puxar a frente do veículo para frente, usando o acelerador ao sair dela. 

Em termos estéticos, a versão se destaca pelo spoiler de fibra de carbono ajustável, do modelo GRMN, e pela pintura em três tons no modelo. Os grafismos têm inspiração nas cores do capacete do piloto que empresta o nome à versão.


Versão Sebastien Ogier

Toyota/Divulgação
Modelo Ogier tem visual mais discreto (Toyota/Divulgação)

Com visual bem mais discreto, a versão Ogier apresenta o modo Morizo, cujo nome faz referência ao pseudônimo do presidente da marca Akio Toyoda, utilizado em suas corridas. O modo difere-se do Donut por permitir ao motorista se concentrar em tempos de volta consistentes.

O próprio Ogier definiu que o modo acontece como “a restrição (conexão direta) é aplicada ao máximo às rodas dianteiras e traseiras durante a aceleração, e relaxada apenas quando necessário durante a frenagem”. Já o modo Seb funciona torna a distribuição do torque do modelo mais favorável à traseira, permitindo executar manobras mais facilmente.


Não se sabe ao certo como funciona essa conexão direta, mas certamente facilita ao usuário usufruir ao máximo do modelo durante uma condução mais esportiva. Como destaques, apresenta pinças de freio azuis, spoiler fixo de polímero e uma nova cor, chamada Matte Stealth Grey.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos


Deixe sua opinião