Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30/08/2021 - 6 minutos de leitura.

Câmbio manual vai virar coisa do passado e aposentar carros nacionais

Tecnologias semiautônomas e eletrificação exigem maior demanda por câmbio automático; VW alemã anuncia que vai encerrar opção manual até 2030

Modelos com câmbio automático dominam vendas em categorias como sedãs médios e SUVs Crédito: Ford/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Nas últimas décadas, os carros foram perdendo diversos componentes. Dá para imaginar, hoje, um carro com cinzeiro? Quebra-vento, então, é algo impensável. Entretanto, indo além de meros detalhes, o que também pode virar peça de museu nos automóveis é, acredite, a caixa de câmbio manual. É um processo natural que vem ocorrendo gradativamente por conta da introdução de tecnologias de condução semiautônoma e até mesmo implantação de motorização elétrica.

Embora muitos carros ainda contenham o pedal da embreagem, tantos outros já abandonaram o recurso mundo afora. De acordo com um recente estudo da Automotive News Canada, a escassez de carros com câmbio manual só tende a aumentar. Nesse sentido, alguns modelos estão com os dias contados. Na Fiat, Doblò, Grand Siena e Uno têm aposentadoria certa, afinal, com projetos antigos, não devem ter atualizações mecânicas e visuais. Na prática, os três podem ser substituídos pelo Pulse, que tem mecânica moderna (inédito 1.0 turbo) e carroceria SUV – a mais pedida pela clientela hoje em dia. É esperado, inclusive, que o modelo promova a estreia do novo câmbio CVT da marca italiana.

Fiat/Divulgação
Continua depois do anúncio

Na Europa

Os grandes pivôs para essa demanda por transmissões automáticas são, entretanto, a implantação de tecnologias embarcadas como o sistema de frenagem automática de emergência, por exemplo, não compatível 100% com câmbio manual.

Com base no processo de eletrificação e automação dos carros, caiu a oferta do câmbio manual em algumas partes do mundo. A partir de 2023, a Alemanha, por exemplo, vai reduzir a oferta para alguns modelos do line-up, como Tiguan, por exemplo. No Brasil, o modelo, aliás, sempre teve apenas câmbio automático.

Por aqui, entretanto, diversos modelos deixaram de lado a opção de câmbio manual. No segmento de sedãs médios, por exemplo, quase impossível encontrar opções ao câmbio automático. E, conforme o Jornal do Carro noticiou no ano passado, os modelos com câmbio manual praticamente sumiram das concessionárias.


FELIPE RAU/ESTADÃO

Mesmo na gama de SUVs, quase não há procura por unidades manuais. Quase 100% das vendas do Jeep Renegade são compostas por versões automáticas. Na Volkswagen, aliás, o T-Cross manual tem representação quase inexistente. No entanto, questionada pelo Jornal do Carro, a marca prefere não abrir o share de versões por questões estratégicas.

Realidade em modelos de entrada

Quem compra carro de entrada, certamente, está querendo gastar pouco. Logo, precisa abrir mão de algumas regalias – como o conforto. É tanto que mais de 95% dos modelos populares vendidos, como Fiat Argo, por exemplo, saem com câmbio manual. O Fox, entretanto, que não tem opção automática, não deve durar muito em linha. Afinal, nem é o mais barato da gama, nem traz a comodidade exigida pelo cliente.


Volkswagen/Divulgação

Do outro lado da moeda, quem tem um pouco mais de grana prioriza, entre outras coisas, o descanso para o pé esquerdo. Para se ter ideia, o Volkswagen Nivus sequer oferece opção de câmbio manual. Na Europa, até 2030, a marca quer eliminar totalmente o câmbio manual. O mesmo deve acontecer nos Estados Unidos e China.


Leia Mais


Elétricos dispensam câmbio manual

O fato é que a introdução de modelos elétricos vai, de vez, acabar com o câmbio manual. Afinal, modelos alimentados por baterias não possuem relações de marcha. Com o crescimento de montadoras que estabelecem uma data-limite para produzir carros a combustão, a transmissão manual fica cada vez mais de fora do cardápio.


Opel/Divulgação

Entretanto, para quem curte “cambiar” o carro, boas notícias. A Opel, recentemente, recriou o Manta (foto acima), que tem motor elétrico e câmbio manual. Na China, a BYD lançou a mesma solução no modelo e3, voltado à autoescolas.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS