Você está lendo...
Captur, Renegade e Virtus estão entre os carros que despencaram nas vendas em 2022
Mercado

Captur, Renegade e Virtus estão entre os carros que despencaram nas vendas em 2022

Fora de linha, Fiat Siena foi o carro que mais caiu nas vendas em 2022, mas vários modelos atuais, como Honda HR-V e Jeep Renegade, recuaram

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

24 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

VW Virtus vendas
Com falta de peças, sedã VW Virtus foi um dos carros que mais recuaram nas vendas em 2022
Crédito:Volkswagen/Divulgação
virtus

As vendas de veículos novos tiveram um ano estável em 2022, com leve queda de 0,85%. De acordo com a Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, foram 1.957.699 carros e comerciais leves emplacados, ante 1.974.402 em 2021. Entretanto, o último ano foi marcado por crises, como a Guerra na Ucrânia e a persistente escassez de chips. E por grandes eventos, como, por exemplo, a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.



Não bastasse o calendário complexo, os veículos subiram de preço, o que, portanto, também contribuiu com a queda nas vendas. Contudo, alguns modelos tiveram um ano mais duro. Seja pela aposentadoria próxima, pela troca de geração ou por consideráveis e constantes reajustes de preços, alguns carros amargaram quedas expressivas em 2022.

Um ano ruim

De acordo com dados da Fenabrave, o Fiat Grand Siena foi o carro que mais despencou nas vendas no período. Foram 4.141 emplacamentos no último ano, volume que representou uma queda de 73,03% em relação aos 15.355 modelos entregues em 2021. Um agravante é que o sedã saiu de linha logo no começo do ano, e deu lugar ao Cronos argentino.

Publicidade


vendas
Sergio Castro/Estadão

A sequência da lista tem o Volkswagen Virtus, bem como o irmão Polo, que foi reestilizado no fim de 2022. A montadora alemã sofreu bastante com falta de peças, o que afetou a produção na fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Por isso, só o Virtus sofreu queda vertiginosa de 72,64% na comparação com 2021, caindo de 20.563 para 5.626 unidades.

O Renault Captur é outro modelo que foi muito mal em 2022. A retração foi de 63,79%. O SUV emplacou 8.304 em 2021 (quando ganhou motor turbo), mas, no ano que passou foram apenas 3.007 unidades vendidas – uma diferença de 5.297 emplacamentos.


SUVs turbo Captur sair de linha
Renault/Divulgação

Ranking: os 20 modelos que mais caíram nas vendas em 2022

  • 1) Fiat Grand Siena: de 15.355 para 4.141 (-73,03%)
  • 2) Volkswagen Virtus: de 20.563 para 5.626 (-72,64%)
  • 3) Renault Captur: de 8.304 para 3.007 (-63.79%)
  • 4) Honda HR-V: de 38.406 para 15.404 (-59,89%)
  • 5) Volkswagen Polo: de 19.196 para 8.193 (-57,32%)
  • 6) Nissan Versa: de 11.107 para 5.662 (-49,02%)
  • 7) Peugeot 2008: de 7.747 para 5.176 (-33,19%)
  • 8) Jeep Renegade: de 73.913 para 51.398 (-30.46%)
  • 9) Fiat Argo: de 84.644 para 64.016 (-24,37%)
  • 10) Caoa Chery Tiggo 5X: de 12.555 para 9.653 (-23,11%)
  • 11) Caoa Chery Tiggo 3X: de 4.676 para 1.020 (-21,81%)
  • 12) Renault Sandero: de 12.442 para 10.673 (-14.22%)
  • 13) Jeep Compass: de 70.906 para 63.564 (-10,35%)
  • 14) BMW 320i: de 5.428 para 4.909 (-9.56%)
  • 15) Citroën C4 Cactus: de 19.552 para 18.450 (-5.64%)
  • 16) BMW X1: de 3.607 para 3.479 (-3,55%)
  • 17) Chevrolet Trailblazer: de 3.320 para 3.208 (-3.37%)
  • 18) Hyundai Creta: de 64.759 para 62.651 (-3.25%)
  • 19) Hyundai HB20S: de 25.568 para 25.497 (-0.28%)
  • 20) Caoa Chery Tiggo 8: de 10.462 para 10.439 (-0.22%)

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião