Quando o assunto é carro elétrico, uma das principais questões dos consumidores é sobre o carregamento. Afinal, quanto tempo leva para recarregar a bateria? E a resposta depende. Afinal, há diversas questões que influenciam no processo de carregamento. Esse é o caso, por exemplo, da potência do carregador, do tamanho da bateria e da energia que é fornecida.
Seja como for, inicialmente, é importante entender que os carregadores podem ser de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). Os carregadores de corrente alternada são aqueles instalados em ambientes domésticos. Como, por exemplo, o wallbox (carregador de parede). Já a corrente contínua corresponde às estações de carregamento rápido, encontradas em locais públicos.
Seja como for, é importante ficar atento às particularidades de cada veículo, indicadas no manual, por exemplo. Cabe reforçar que a condição da bateria também influencia no tempo de carregamento. Assim, deixar o nível entre 10% e 90% pode fazer com que possíveis danos e desgastes sejam evitados.
Como calcular o tempo de recarga da bateria?
Dito isso, há uma matemática simples para auxiliar o consumidor a entender o tempo médio de carregamento de um veículo elétrico. Esse conta é a divisão da capacidade de bateria (kWh) pela potência do carregador (kW). Em relação a potência, os Wallbox, por exemplo, podem circular de 3,7 kW até 22 kW. No entanto, a mais comum no mercado brasileiro é de 7,4 kW. Dessa forma, se o carro for equipado com uma bateria de 50 kWh, o tempo médio de carregamento será de 6 horas.
Da mesma forma, se o carregador oferecer uma potência de 22 kW, esse tempo cai para 2 horas. Nos postos de abastecimento, a potência da recarga pode chegar até 100 kW. Ou seja, proporciona uma recuperação de até 80% da bateria em um período de 3 horas.
Por fim, também existem postos de recarga ultrarrápida com a finalidade de carregar um carro em um espaço curto de tempo. Ou seja, ele serve para rodovias e estradas. Assim, os condutores conseguem obter potências altas alcançando uma média de 80% da capacidade das baterias em cerca de 30 minutos.
Outros tipos de carregadores
No entanto, há também outros tipos de carregadores para veículos plug-in, por exemplo, que permite carregar em tomadas. Ele geralmente vem de fábrica junto com o veículo. Contudo, apesar de ser funcional, o modo de carregamento é lento pelo fato de possuir uma baixa potência. Em média, a corrente de energia que esse equipamento permite é de 8 a 10 A (amperes). Ou seja, o fluxo máximo desse modelo é de cerca de 3kW.
Para exemplificar, em um veículo com uma bateria de 40kW, uma carga levaria um tempo médio de 20h a 40h para estar completa. Sendo assim, ele serve mais para momentos específicos ou alguma situação atípica.
Os carregadores portáteis têm um funcionamento semelhante e, em algumas montadoras, é o que acompanha o modelo de fábrica. No entanto, a principal diferença entre os dois modelos é a potência. Na grande maioria, a corrente para essa versão poder ter uma média de 16 a 32 A. Dessa forma, pode levar mais de 10h para carregar um carro.
Nas versões mais simples, esse equipamento pode ser plugado em tomadas comuns de 110 e 220V. Já em modelos mais potentes, o mais indicado são as redes trifásicas, ou seja, de 220 a 380V. Porém, é importante lembrar que não são todas as montadoras que oferecem esse tipo de carregador.
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